Bloco pretende transformar a Europa no primeiro continente sustentável até 2050
A União Europeia anunciou um investimento de 116 milhões de euros para projetos relacionados com de defesa e recuperação do meio ambiente em 7 países do bloco. A iniciativa faz parte do Life Programme’s Strategic Projects, que tem como objetivo principal zerar as emissões de poluentes nos países do bloco, até 2050. Ou seja, transformar a Europa num continente sustentável, com foco na produção de energia limpa, recuperação da biodiversidade e proteção dos recursos naturais. Outros investimentos no programa devem ser anunciados em breve.
Os países a serem beneficiados nesta etapa são: Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Finlândia, Estônia e Eslováquia. Os projetos estão relacionados com a proteção de áreas de florestas e de pesca nos rios e mares; o manejo de água potável, de forma a garantir o fornecimento a longo prazo; a redução do lixo plástico, além de programas destinados a evitar o uso desse tipo de embalagem; a proteção de habitats naturais e de suas espécies; e modernização dos sistemas de transportes visando a adoção de combustíveis não poluentes.
A redução do uso de carvão nas indústrias e nas usinas de produção de energia é outra meta estabelecida pelos dirigentes do bloco europeu.