Em plena luz do dia, Marco Raduano, escapou de uma penitenciária na Sardenha
Um chefe da máfia italiana escapou de sua cela de segurança máxima escalando uma corda de lençol improvisada em plena luz do dia. Marco Raduano, de 40 anos, fugiu da prisão de Badu ‘e Carros, localizada na Sardenha, uma ilha italiana. Ele passou despercebido por duas horas porque a sala de operações estava vazia e ninguém assistia às imagens de segurança da prisão. As autoridades apuram se Raduano teve ajuda interna.
As câmeras capturaram o chefe do clã Sacra Corona Unita, um braço da máfia no Sudeste da Itália, vestindo um agasalho azul e utilizando a corda dos lençóis antes de pular na grama e disparar. Ele conseguiu escalar rapidamente a cerca do perímetro da prisão e escapar para a liberdade na pequena cidade de Nuoro, no Mar Mediterrâneo.
O chefe da máfia era tido como um prisioneiro modelo, mas usou seu trabalho em uma biblioteca do andar superior para estudar os horários dos guardas que patrulhavam a instalação e cronometrou sua fuga. Raduano foi preso em 2018 e condenado a 18 anos de prisão por tráfico de cocaína, segundo o relatório policial. Além disso, ele estava enfrentando acusações de assassinato quando fugiu da penitenciária.
Come fa un boss mafioso a evadere da un carcere di massima sicurezza? Calandosi con le lenzuola annodate dal muro di cinta. È successo a Nuoro con la fuga di Marco Raduano pic.twitter.com/XJOyWf1OGS
— Marco Fattorini (@MarcoFattorini) February 26, 2023
O senhor do crime preside uma organização criminosa notoriamente violenta, conhecida por quebrar os crânios de suas vítimas com tiros de espingarda para privar suas famílias de funerais de caixão aberto. Dizia-se que seu arsenal pessoal de armas era guardado por uma jiboia.
A fuga de Raduano coincidiu com uma exibição de fogos de artifício em sua cidade natal, Vieste, levando o prefeito local a emitir um comunicado negando que a comemoração estivesse ligada à fuga da prisão.
Leia também: