TECNOLOGIA
TikTok é banido de dispositivos governamentais nos EUA

TikTok é banido de dispositivos governamentais nos EUA

A Casa Branca deu 30 dias para que as agências federais deletem o aplicativo chinês sob alegação de segurança

Por: Mario Augusto
Da redação | 28 de fevereiro de 2023 - 11:22
TikTok é banido de dispositivos governamentais nos EUA

A Casa Branca deu um prazo de 30 dias para que todas as agências federais norte-americanas deletem o TikTok de todos os dispositivos governamentais. Washington alega que o aplicativo de mídia social de propriedade chinesa está sendo investigado por apresentar alto risco de vazamento de dados confidenciais do governo.

“Essa orientação faz parte do compromisso do governo em proteger nossa infraestrutura digital, a segurança e a privacidade do povo americano”, afirmou Chris DeRusha, diretor federal de segurança da informação.

TikTok nos EUA é banido de dispositivos governamentais

TikTok nos EUA. Governo alega risco de captura de dados confidenciais dos usuários da rede social. (Foto: Flickr)

Em dezembro do ano passado, o Congresso americano aprovou o “No TikTok on Government Devices Act” como parte de um amplo pacote de financiamento do governo.

Para a porta-voz do TikTok nos EUA, Brooke Oberwetter, a decisão de proibir o aplicativo em dispositivos federais “foi aprovada em dezembro sem qualquer deliberação e, infelizmente, essa abordagem serviu de modelo para outros governos mundiais. Essas proibições são pouco mais que um teatro político”, afirmou Oberwetter.

Proibição geral

Um projeto de lei apresentado pelos republicanos na Câmara dos Deputados pode banir por completo o aplicativo de compartilhamento de vídeos em todo o país. A proposta do deputado Mike McCaul pretende blindar o governo de possíveis questionamentos no tribunal em caso de sanções diretas contra a empresa de mídia social.

Se a proposta for aprovada, o governo Biden poderia proibir não apenas o TikTok, mas qualquer aplicativo de software que “ameace a segurança nacional”. McCaul, que preside o Comitê de Relações Exteriores da Câmara, tem criticado veementemente o aplicativo, dizendo que ele está sendo usado pelo Partido Comunista Chinês para “manipular e monitorar seus usuários enquanto engole os dados dos americanos para serem usados ​​em seus negócios malignos”.

O aplicativo de mídia social, de propriedade da ByteDance Ltd., é bastante popular nos Estados Unidos. O TikTok é uma febre entre os adolescentes e é usado por dois terços dos jovens americanos.

A empresa condenou a proibição de uso do aplicativo em dispositivos federais e informou que está desenvolvendo estruturas de segurança e privacidade de dados como parte da revisão de segurança nacional solicitada pelo governo Biden.

Cancelamentos em outros países

O Canadá também anunciou na segunda-feira que está banindo o TikTok de todos os dispositivos móveis utilizados pelo governo. Na União Europeia também há uma medida que proíbe temporariamente o uso do aplicativo em telefones usados ​​por funcionários do governo como medida de segurança cibernética.

Igualmente a Dinamarca adotou medidas restritivas contra o TikTok em dispositivos governamentais, alegando risco de exposição de dados confidenciais do governo. O parlamento dinamarquês alegou claramente que “existe risco de espionagem” através do aplicativo com a captura e rastreamento de informações dos usuários.

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida
TikTok é banido de dispositivos governamentais nos EUA

+ DESTAQUES