CIÊNCIA

China cria “super vacas” clonadas que produzem mais leite

Por enquanto, são apenas 3 vacas mutantes, mas os chineses esperam produzir 1.000

Da redação | 1 de fevereiro de 2023 - 21:55

A imprensa oficial chinesa anunciou que cientistas chineses criaram 3 vacas clonadas, que produzem mais do que o dobro de leite do que as vacas comuns. De acordo com o The Global Times e o Ningxia Daily, a clonagem foi feita a partir das células retiradas de vacas que já forneciam grandes quantidades de leite.

Jin Yaping, cientista chefe do projeto, explicou que as escolhidas para a retirada das células e a clonagem também apresentavam alto grau de fertilidade. O projeto começou com a criação de 3 espécies clonadas, mas os responsáveis pelo projeto esperam chegar a 1.000. Após a retirada das células e o desenvolvimento em laboratório, os embriões clonados foram implantados em 120 vacas selecionadas para o projeto. A taxa de sucesso foi de 42%.

As três primeiras podem produzir 18 mil litros de leite por ano, mais do que o dobro do normal, segundo Yaping. Além de aumentar a produção de leite, o objetivo do projeto é reduzir as importações.

A China tem, atualmente, cerca de 6,6 milhões de vacas leiteiras, o que é pouco para atender à demanda, num país de 1,3 bilhão de habitantes. Por isso, o país depende de 70% da importação de leite e derivados, além de carne. A maior parte das importações procede de países europeus.

 

 

+ DESTAQUES