Bento, de 95 anos, que renunciou ao cargo em 2013, está bastante debilitado e papa Francisco pede que fieis rezem por ele
Depois de se dirigir aos fiéis durante uma audiência no salão Paulo VI do Vaticano, Francisco foi visitar Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesiae. Aliás, o papa Francisco revelou no início do mês que visita frequentemente o papa aposentado, a quem se refere como um “santo” e um homem de elevada vida espiritual.
De acordo com o papa Francisco, apesar da saúde frágil, Bento XVI mantém a lucidez e o senso de humor. “Ele fala baixinho, mas segue sua conversa”, disse o pontífice.
Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha em 16 de abril de 1927. Exerceu o pontificado de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação.
As dioceses locais e o Vaticano foram acusados de encobrir muitos dos casos, prevaricando sobre a punição de padres pedófilos e às vezes transferindo-os para novos postos onde continuaram os abusos.
O próprio Bento XVI reconheceu que erros foram cometidos no tratamento de casos de abuso sexual quando ele foi arcebispo de Munique entre 1977 e 1982. Em uma carta divulgada pelo Vaticano, o ex-pontífice pediu perdão por qualquer “falha grave”, mas Bento negou qualquer irregularidade pessoal.
Um relatório alemão da Igreja Católica concluiu que Joseph Ratzinger deixou de agir em quatro casos de abuso sexual infantil enquanto era arcebispo de Munique.