ESPORTE

Gianni Infantino quer a Copa do Mundo a cada três anos

Presidente da Fifa entende que o mundial é muito lucrativo e midiático para acontecer apenas a cada quatro anos

Por: Lucas Saba
Da redação | 20 de dezembro de 2022 - 15:04

O presidente da Fifa, Gianni Infantino anunciou que vai lutar pela realização da Copa do Mundo a cada três anos e com a participação de mais de 40 países. O próximo torneio será em 2026 com três países sediando o evento: Estados Unidos, Canadá e México. Caso a mudança proposta por Infantino vá a diante, ela ocorreria apenas antecipando a edição de 2030 para 2029.

A Fifa já tentou outras vezes reduzir o intervalo da Copa, mas sem sucesso. Na última vez que essa tema foi discutido organizações europeias e sul-americanas, Uefa e Conmebol votaram contra, enterrando assim um sonho antigo da entidade. Há apoio da África e da Ásia para o novo formato, mas Infantino precisará reunir o consenso dos principais centros futebolísticos, Europa e América do Sul para a ideia se concretizar.

Infantino Copa

Gianni Infantino apitou a partida entre as lendas do futebol mundial no Catar. (Crédito: Arquivo Pessoal)

Infantino foi muito elogiado na última segunda-feira quando promoveu um jogo entre as “lendas” no Catar. A partida contou com estrelas do futebol mundial: Roberto Carlos, Cafu, Kaka, Deco, Clarence Seedorf, Alessandro Del Piero e Javier Zanetti. O mandatário da Fifa fez questão de ser o árbitro do jogo, na tentativa de valorizar os juízes que tem uma dura missão, de acordo com o próprio Infantino.

O suíço apitou cerca de dez minutos do amistoso no Estádio Al Thumama, mostrando-s um tanto fora de forma. O juiz ainda advertiu o italiano, Del Piero com um cartão amarelo.

Infantino já está à frente da Fifa desde 2016, mas foi decidido recentemente que ele ainda está em seu primeiro mandato, previsto para iniciar um segundo em março de 2023, o que poderia lhe permitir permanecer no comando até 2031 se completar o máximo de três mandatos no cargo.

 

 

Leia também:

+ DESTAQUES