Já há dezenas de feridos e muitos voos adiados e cancelados por causa das tempestades que atingem principalmente o sul e o sudeste
Autoridades norte-americanas confirmaram a morte de três pessoas durante uma forte tempestade de inverno no leste dos Estados Unidos, que gerou tornados no sul e varreu outras regiões com nevasca. Entre as vítimas estão um menino de 8 anos e a mãe dele, de 30, que morreram após um tornado destruir a casa onde moravam, em Keithville, na Louisiana.
Uma mulher de 56 anos também foi encontrada morta do lado de fora de sua casa, na Louisiana, após a passagem de um tornado.
Na pequena cidade de Farmerville pelo menos 25 pessoas ficaram feridas também após a passagem de um tornado, de acordo com as autoridades locais. Pelo menos 18 tornados atingiram o Texas, Louisiana, Oklahoma e Mississippi nas últimas 48 horas, ferindo moradores e destruindo casas e edifícios. Diante da gravidade da situação, o governador da Louisiana, John Bel Edwards, do partido Democrata, declarou estado de emergência.
Um jornalista da CBS postou no Twitter um vídeo que mostra a passagem de um tornado na região do Texas. Ele ainda chama a atenção: “Uau! Nada grita ‘dezembro no Texas’ como este vídeo. Realmente tem tudo: 1. Um tornado cruzando a interestadual. 2. Uma caminhonete seguindo na contramão. 3. Música de Natal!”, descreveu John-Carlos Estrada.
⚠️Warning: language⚠️
😳🌪️ Wow! Nothing screams "December in Texas" quite like this video. It's really got it all:
1. A tornado crossing the interstate.
2. A truck COMPLETELY "noping out" against traffic.
3. Christmas music!📹: Daysi Hand pic.twitter.com/OEb0laDwQl
— John-Carlos Estrada (@Mr_JCE) December 14, 2022
A violenta tempestade também trouxe condições de nevasca para o meio-oeste, com estradas e escolas fechadas; Algumas áreas registraram mais de um metro e vinte centímetros de camada de neve.
Previsão é de que eventos extremos continuem nos próximos dias. (Captura/Vídeo/BBC)
Segundo as autoridades responsáveis pelo tráfego aéreo, cerca de 3.300 voos foram adiados e mais de 150 cancelados por causa dos eventos climáticos extremos.
Mais de 500 mil pessoas nos estados e Nebraska, Wyoming, Dakota do Sul e Minnesota estão sob alerta de nevasca. As tempestades e as fortes nevasca dificultam também as viagens rodoviárias.
A previsão é de que ocorram tempestades severas ao longo da costa do Golfo, incluindo a Louisiana, Mississippi, Alabama e partes da Flórida. Também há alertas de tornado em partes da Louisiana e do Mississippi.