A edição ressalta a transformação do ex-comediante em um líder corajoso em tempos difíceis
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi eleito a “personalidade do ano” pela revista norte-americana Time. No anúncio do resultado, a edição descreve o líder ucraniano como o homem que “inspirou os cidadãos de seu país” e ganhou elogios e manchetes mundo afora por sua coragem em resistir à invasão da Rússia.
Ao se recursar a deixar a capital da Ucrânia, Kiev, no início da guerra, quando a cidade foi alvejada por uma série de bombardeios da Rússia, Zelensky, um ex-comediante, reuniu seu exército e prometeu resistir aos invasores.
Na sequência, viajou pelo país devastado pela guerra, para levar esperança à população e mostrar que estava presente, ressaltou a edição ao conceder seu título anual. A revista também enfatizou que a coragem de Zelensky contagiou não só os ucranianos, mas o mundo todo, trazendo assim uma onda de esperança para os ucranianos em tempos difíceis.
A revista mostrou o peso da decisão de Zelensky em permanecer na Ucrânia mesmo após a invasão Russa, comparando com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, que fugiu do país quando o Talibã tomou o território, em agosto de 2022.
Além da categoria principal vencida pelo ucraniano, a Time também escolhe outras seis personalidades em diferentes setores, como: esporte, ciência e artes