Dina Boluarte, a vice, assume e é a primeira mulher a chegar à presidência
O presidente peruano, Pedro Castillo, foi deposto, por decisão do Congresso que o acusou de tentar um golpe de Estado ao anunciar que iria dissolver o Parlamento e instaurar um governo de emergência. Por 101 votos contra 6 e 10 abstenções, o Congresso votou pela deposição de Castillo, acusado de corrupção e de “incapacidade moral permanente”.
A vice-presidente Dina Boluarte assumiu a chefia do governo, tornando-se a primeira mulher a chegar à presidência do Peru.
Horas antes, Castillo chegou a fazer um pronunciamento à nação, depois que o Parlamento aprovou um impeachment contra ele. Ele pretendia permanecer à frente do governo até a convocação de novas eleições e a elaboração de uma nova Constituição, mas foi preso e levado para um quartel do Exército.
O presidente também havia anunciado que o País teria um toque de recolher entre 22h e 04h, mas isso não chegou a ser confirmado. Antes do anúncio do afastamento de Castillo, feito pelo Congresso, vários ministros de Estado renunciaram, entre eles os da Economia e Defesa.
Jornais peruanos criticaram a ação de Castillo e chamam o ato de tentativa de golpe de estado, já que ele fez o anúncio horas antes de sofrer a terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição.