DIREITOS HUMANOS

Papel em branco se torna símbolo de manifestações na China

"Não há nada escrito no papel, mas nós sabemos o que significa", explicou uma manifestante

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 28 de novembro de 2022 - 21:55

Será que uma simples folha de papel em branco pode ter uma importância histórica? Muitos chineses esperam que sim. As folhas em branco exibidas pelos manifestantes que protestam contra o governo têm um significado especial. São várias mensagens contidas nas folhas que não têm nada escrito. Primeiro: denunciam a censura, que impede a exibição de cartazes de protesto. Em segundo lugar, fazem um desafio ao governo, como se dissessem: “Será que o governo vai mandar me prender por exibir uma folha onde não está escrito nada?” “Não há nada escrito no papel, mas nós sabemos o que significa”, disse uma manifestante que participava dos protestos, em Xanghai. Um outro manifestante, que não quis dizer o nome, comentou que esse tipo de protesto veio para “representar tudo o que queremos dizer, mas não podemos dizer”.

Nas ruas de Wuzhen, uma cidade da província oriental de Zhejiang, uma jovem se destacou no protesto com uma corrente nos pulsos, fita adesiva na boca e uma folha de papel em branco na mão.

A onda das folhas em branco teve início em Hong Kong, em 2020, quando os moradores exibiam papéis sem palavras, durante protestos contra as duras medidas impostas pelo governo que proibiam manifestações contra o governo, baseadas em novas leis de segurança nacional.

Leia também:
■ Confira o álbum de fotos de Brasil 1 x 0 Suíça
■ Cristiano Ronaldo recebe oferta bilionária

Aqueles protestos estavam relacionados com a violenta repressão desencadeada em 2019, quando o governo proibiu as manifestações, a exibição de cartazes e prendeu centenas de manifestantes.

Em todas as grandes cidades, a censura do governo chinês está trabalhando intensamente para impedir a divulgação dos protestos. ‘Folha de papel em branco’ e ‘papel branco’ sumiram das redes sociais e dos buscadores de pesquisa locais.

+ DESTAQUES