Brasil deve ter time inédito na estreia – 4 atacantes, Neymar no meio

No jogo contra a Sérvia, quinta, Thiago Silva será capitão e Fred deve ficar no banco

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 22 de novembro de 2022 - 16:16

Sem acesso para a imprensa, os detalhes dos dois últimos treinos da Seleção Brasileira de Futebol vazaram. Pelo que foi possível apurar, Tite fará uma escalação inédita para o primeiro jogo da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, contra a Sérvia, às 16h, pelo horário de Brasília, no estádio Lusail. A Seleção está no grupo G ao lado de Suíça e Camarões.

O técnico Tite escolheu Vini Júnior como titular da ponta esquerda e puxou Lucas Paquetá para o meio de campo, em apoio à cobertura da zada, ao lado do volante Casemiro. Fred, que chegou a ser titular, fica no banco de reservas. A escalação vai incluir quatro atacantes, com Neymar num papel de meia de criação, mais centralizado. O jogador Thiago Silva será o capitão.

A escolha do zagueiro, que joga o Campeonato Inglês pelo Chelsea, foi oficializada após a realização de um treino sem a presença da imprensa. Com 38 anos de idade, essa é a 4ª Copa que o Thiago participa e ele chegou a ser capitão em jogos de todas elas.

O Brasil deve entrar em campo com: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior.

LEIA MAIS

Leia também:
■ A maior zebra da história das Copas, calcula consultoria sobre derrota da Argentina
■ Os sinais de que uma pessoa é manipuladora

Esta Copa do Catar vai ser o primeiro Mundial de 16 dos 26 jogadores convocados da Seleção Brasileira. Um dos nomes da lista é o de Raphinha. Aos 25 anos de idade, o atacante do Barcelona está no grupo desde agosto do ano passado e disse se sentir um privilegiado por defender o time nacional no maior evento esportivo do mundo.

“Eu me sinto privilegiado por estar aqui vivendo esse momento na minha carreira. É uma Copa do Mundo, é um momento especial para qualquer jogador. Eu sonhei muito com esse momento e hoje eu posso dizer que estou aqui trabalhando, dando o meu máximo para poder ajudar a Seleção a conseguir todos os nossos objetivos”, explicou.

Convocado pela primeira vez em agosto de 2021 para o jogo contra o Chile, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, Raphinha se tornou figura constante nas convocações de Tite. Desde então, disputou 11 jogos e marcou cinco gols.

Sem derrota nas partidas que atuou – 8 vitórias e 3 empates –, Raphinha acredita que não é momento para a Seleção Brasileira fazer grandes alterações às vésperas da estreia no mundial.

“Eu acho que a gente não tem muito o que mudar. O mais interessante da Seleção Brasileira é que a gente mantém o clima, seja amistoso, seja Eliminatórias, seja Copa do Mundo. Obviamente a Copa do Mundo é um momento especial, mas a gente mantém o mesmo clima. Isso que é o gostoso da Seleção”, explicou.

A dois dias da estreia no Mundial, Raphinha agradeceu o carinho do torcedor nos últimos dias  e que essa confiança é um reconhecimento ao trabalho que tem sido feito.

“A confiança do torcedor brasileiro vem de acordo com aquilo que a gente fez nos últimos quatro anos. O trabalho foi bem feito e os números estão aí. A confiança vem de acordo com o trabalho feito. A gente sabe do potencial da nossa equipe. O que a gente pode fazer e da nossa responsabilidade. Para chegar na final, tem de ser jogo a jogo. Nossa cabeça é só a Sérvia nesse momento”, definiu.

Veja abaixo o calendário dos treinos da Seleção Brasileira até a fase do fim de grupos:

Quarta-feira (23/11): treino, às 12h (horário de Brasília)

Sexta-feira (25/11): treino às 11h30 de (horário de Brasília)

Sábado (26/11): treino às 10h30 (horário de Brasília)

Domingo (27/11): treino às 10h30 (horário de Brasília)

Terça-feira (29/11): treino às 10h30 (horário de Brasília)

Quarta-feira (30/11): treino às 10h30 (horário de Brasília)

Quinta-feira (01/12): treino às 12h (horário de Brasília)

Veja o calendário dos jogos na fase de Grupos:

Quinta-feira, 24/11, 16h (horário de Brasília)
Brasil x  Sérvia

Segunda-feira, 28/11, 13h (horário de Brasília)
Brasil x Suíça

Sexta-feira, 02/12, 16h (horário de Brasília)
Camarões x Brasil

Vejas abaixo as fotos do 3º treino das Seleção Brasileira de Futebol. Todas as imagens desta reportagem são do fotógrafo Lucas Figueiredo/CBF:

Brasil pode ter um time inédito na Copa. Tite escolhe 4 atacantes

+ DESTAQUES