"Alguém tem que pagar as contas", disse Musk ao justificar a medida
O empresário Elon Musk, que assumiu o controle do Twitter, anunciou que, em breve, vai estabelecer uma taxa mensal de 8 dólares (cerca de 45 reais) para as pessoas que desejem ter contas verificadas. Essas contas são aquelas em que um círculo azul, a cor símbolo do Twitter, aparece ao lado do nome do usuário.
Musk anunciou a medida em um post no Twitter para seus 110 milhões de seguidores. Ele disse que o sistema atual, que concede a autenticação do usuário com o círculo azul como “uma porcaria”, porque não traz nenhum retorno financeiro para a empresa. O novo serviço seria oferecido como uma categoria especial, denominada Blue. Atualmente, nos Estados Unidos, já é cobrada uma taxa de US$4,99 por mês. Segundo Musk, esse valor pode variar, de acordo com o país.
O sistema poderia prever um desconto para os assinantes que são também anunciantes. A publicidade responde por cerca de 90% do faturamento anual do Twitter, estimado em 5 bilhões de dólares.
A autenticação é válida, principalmente, para artistas, empresários, personalidades do esporte e de outros setores, que têm muitos seguidores e precisam provar que as mensagens são deles. O sistema também é útil para diferenciar aqueles que possuem muitos homônimos.
Leia também: