Siemens-Gamesa supera General Electric num mercado de gigantes
Não bastasse superar a americana General Eletric como detentora da maior turbina eólica do mundo, a gigante alemã-espanhola Siemens-Gamesa acaba de receber um pedido para 60 de suas turbinas offshore, movidas pela força dos ventos, em alto mar ou no litoral. Elas serão instaladas no parque eólico Moray, na Escócia.
Todas as 60 turbinas têm 3 pás de 108 metros de comprimento, com um rotor de 222 metros cada. A instalação das primeiras máquinas e a produção inicial de energia está prevista para 2024. O modelo supera a Haliade-X, da General Eletric, com seus 15 Megawatts (MW) de capacidade.
Além de lançar essa nova turbina, a Siemens Gamesa já anunciou que está desenvolvendo o primeiro protótipo de um novo membro da família no centro de testes dinamarquês em Oesterild. A previsão da nova turbina é que ela seja ainda maior, tenha três pás de 115 metros, com um rotor de 236 metros cada.
O gerente da empresa espanhola-alemã, Andre Dalby, um dos principais executivos do projeto revelou que “esta turbina representa um mundo mais limpo para as gerações futuras. A SG 14-236 DD é a maior turbina que já fabricamos. Será fundamental para o nosso futuro e será uma grande contribuição para a transição energética do mundo. Com apenas 90 dessas turbinas eólicas offshore, poderíamos cobrir o consumo anual de eletricidade de uma cidade do tamanho de Amsterdã na Holanda”
Para se ter uma ideia do tamanho da turbina eólica mais potente do mundo, veja esse vídeo: