Putin completa 70 anos em meio à polêmica guerra da Ucrânia

O governante está no comando da da Rússia há 22 anos

Da redação | 7 de outubro de 2022 - 14:27

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, completa 70 anos nesta sexta-feira (07/10)). O governante tem estado na mira de todo o mundo, devido à guerra da Ucrânia, que ele pessoalmente decidiu deflagrar, iniciada em 24 de fevereiro. Nascido em São Petersburgo, o jovem Putin viveu um cerco de 872 dias na Segunda Guerra Mundial. Foi descrito na infância, segundo o pesquisador e autor de livros sobre Putin, Mark Galeotti, como um menino mal-humorado e briguento.

Putin, 70 anos de idade e 22 no comando da Rússia (Foto: Alexander Nemenov/AP)

Aos 12 anos, começou a praticar uma arte marcial russa, o sambo, e depois o judô. Aos 18 anos, tornou-se faixa preta de judô e já obtinha o terceiro lugar em uma competição nacional júnior. Para entrar na KGB, seu sonho desde os 16 anos, graduou-se em Direito.
Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

Apesar de seu bom desempenho na polícia secreta soviética, Putin não alcançou os altos cargos que gostaria na organização. Em 1985, foi enviado para os escritórios da KGB em Dresden, na antiga Alemanha Oriental, após alcançar fluência em alemão.

Com o fim da União Soviética, Putin deixou a KGB e logo garantiu uma posição como intermediário do novo prefeito de São Petersburgo, sua cidade natal. Em 2000, ele se tornou presidente da Rússia, mantendo-se no poder do país até hoje.

+ DESTAQUES