Caças F-35 escoltaram as aeronaves para fora do espaço aéreo da OTAN
Caças F-35 da Força Aérea Real Holandesa interceptaram uma formação de três aeronaves militares russas perto da Polônia e escoltaram os aviões para fora do espaço aéreo sob controle da OTAN. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Holanda em um comunicado à imprensa.
“A aeronave então desconhecida se aproximou da área de responsabilidade da OTAN polonesa de Kaliningrado”, informa o comunicado.
Kaliningrado é uma faixa de território russo, na costa do Mar Báltico, que fica perto da fronteira com a Polônia e Lituânia, países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN.
As aeronaves foram identificadas como sendo um avião de reconhecimento russo Ilyushin Il-20M que era escoltado por dois caças Sukhoi Su-28.
Durante a manobra, dois caças F-35 holandeses escoltaram a formação à distância até o limite seguro fora do espaço aéreo da OTAN.
Até o momento, o Ministério da Defesa da Rússia não se manifestou sobre a interceptação das aeronaves de uso militar na fronteira com a Polônia.
O episódio não gerou nenhum ataque militar dentro da área sob responsabilidade da OTAN, o que seria um perigo para a paz mundial.
O artigo 5º do tratado da OTAN afirma que um ataque armado contra um dos países-membros do bloco na Europa ou na América do Norte é considerado um ataque contra todos os integrantes da Organização.