TECNOLOGIA
Zuckerberg pede desculpas por interrupção de seis horas no WhatsApp

Zuckerberg pede desculpas por interrupção de seis horas no WhatsApp

Pane no aplicativo deixou mais de 3,5 bilhões de usuários desconectados em todo o mundo

Por: Mario Augusto
Da redação | 25 de outubro de 2022 - 10:28
Zuckerberg pede desculpas por interrupção de seis horas no WhatsApp

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, pediu desculpas pela interrupção nos serviços de suas mídias sociais e serviços de mensagem por quase seis horas, o que impactou mais de 3,5 bilhões de usuários em todo o mundo.

O magnata da nova comunicação disse que a causa da interrupção foi um problema técnico interno que deixou offline o Facebook, Messenger, Whatsapp e Instagram. O serviço teve problema entre 16h até 22h de Londres (das 20h de ontem às 2h de hoje, horário de Brasília), com cortes de diferentes intensidades em cada região do planeta. No Brasil, a interrupção do Whatsapp foi percebida entre 4h e 6h da manhã.

Além do impacto para bilhões de usuários comuns, empresas de todo o mundo que usam as mídias sociais para se conectar com clientes e fechar negócios, alegaram muitos prejuízos com o período de inatividade.

Zuckerberg, magnata das redes sociais e aplicativos de mensagem (Foto: Instagram)

Zuckerberg, magnata das redes sociais e aplicativos de mensagem (Foto: Instagram)

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida

Na mesma linha, profissionais liberais que dependem principalmente do WhatsApp para agendamento de consultas e reuniões, também ficaram sem comunicação.

Zuckerberg mais pobre
De acordo com a BBC, a rede de TV e mídia pública britânica, estima-se que a pane nas redes sociais da Meta causou um prejuízo de US$ 6 bilhões (R$ 32,1 bilhões) para Zuckerberg, que é um dos homens mais ricos do mundo. As ações do Facebook despencaram, de acordo com o software de rastreamento do site de negócios Fortune.
Em comunicado oficial, o Facebook explicou que, durante um trabalho de manutenção de rotina, a equipe de engenheiros emitiu um comando que involuntariamente desligou todas as conexões na rede, desconectando efetivamente os data centers do Facebook em todo o mundo.
Dados preservados, diz Meta

Os executivos da Meta disseram que uma equipe trabalha exclusivamente para enfrentar problemas como esse, entender os motivos de panes e apresentar soluções que tornem a infraestrutura da plataforma mais resiliente a falhas como a desta segunda-feira. A empresa tranquilizou o mercado dizendo que “não há evidências de que os dados de usuários tenham sido comprometidos”.

A pane no serviço oferecido pelas redes sociais de Mark Zuckerberg acontece no pior momento para a empresa, que está sob intensa cobrança em relação ao seu alcance e capacidade de influência na sociedade.

Recentemente, Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, declarou que a empresa priorizou o crescimento e deixou de lado a segurança dos usuários. Haugen declarou a um comitê do Senado dos Estados Unidos que acredita que os sites e aplicativos da Meta prejudicam as crianças, alimentam a divisão e enfraquecem a democracia.

Zuckerberg pede desculpas por interrupção de seis horas no WhatsApp

+ DESTAQUES