TECNOLOGIA
Musk: conta de perseguidor cancelada (Foto: capt. Youtube)

Musk suspende conta de hacker que rastreia seu jato

Dono do Twitter alegou que o rastreamento põe em risco a vida de seu filho

Da redação | 15 de dezembro de 2022 - 10:28
Musk: conta de perseguidor cancelada (Foto: capt. Youtube)

Elon Musk diz que está tomando medidas legais contra o titular de uma conta no Twitter que rastreia seu jato particular, argumentando que isso chegou a colocar seu filho em risco esta semana. A conta @ElonJet , que tem mais de meio milhão de seguidores, foi suspensa na quarta-feira.

O proprietário, Jack Sweeney, de 20 anos, usou informações de rastreamento de voos disponíveis publicamente para tuitar toda vez que o jato de Musk decolava e pousava.

Musk diz que uma ação legal está sendo tomada contra Sweeney e outros que publicam informação com rastreamento de pessoas. A medida, de qualquer forma, contrasta com a política adotada por ele, desde que comprou o Twitter, de liberalizar a rede quase que incondicionalmente.
Homem perseguiu o filho dele

“Ontem à noite, o carro que transportava [seu filho] lil X em LA foi seguido por um perseguidor (pensando que era eu), deu uma fechada para parar o carro e subiu no capô”. Ele diz que o homem esperou a chegada do avião, que trazia seu filho, para promover a perseguição.

Ele acrescentou que qualquer conta que revele a localização em tempo real das pessoas será suspensa “por ser uma violação de segurança física”.

Sweeney negou que o incidente estivesse relacionado à sua conta, quando questionado pela rede inglesa BBC. Ele confirmou em sua conta pessoal foi suspensa no Twitter na quarta-feira.

Naquela da mesma quarta-feira, a conta de Sweeney parecia ter sido reativada. Ele twittou: “Sim, estou de volta!” Minutos depois, foi listado novamente como suspenso. Sua conta pessoal, @JxckSweeney, também foi congelada.

Sweeney, um estudante universitário no estado da Flórida, compartilhou uma captura de tela com a rede de notícias CNN de uma mensagem do Twitter dizendo que a empresa de mídia social realizou uma “revisão cuidadosa” e decidiu banir permanentemente a conta por violar as regras do Twitter.

Só jatinhos de bilionários

O estudante é responsável por dezenas de outras contas que rastreiam voos privados de americanos ricos, incluindo Bill Gates, da Microsoft, Jeff Bezos, da Amazon e o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.

Muitas dessas contas — incluindo uma aeronave associada ao presidente russo, Vladimir Putin, e outra que monitora jatos de celebridades — pareciam ter sido suspensas no Twitter também na tarde de quarta-feira.

Musk há muito discordava da conta @ElonJet e, segundo informações, certa vez ofereceu a Sweeney US$ 5.000 para excluí-la.
A Central de Ajuda do Twitter twittou uma política de mídia atualizada que começa: “Você não pode publicar ou postar informações privadas de outras pessoas sem autorização e permissão expressas”.

Sweeney disse aos meios de comunicação dos EUA que Musk disse a ele, mais recentemente, que não parecia justo ter de pagar para fechar a conta. E, em seguida, Musk prometeu mantê-lo funcionando, mesmo que fosse um “risco direto à segurança pessoal”.

Mas Musk mudou de ideia. Na quarta-feira, ele twittou: “Qualquer conta que passe informações de localização em tempo real de qualquer pessoa será suspensa, pois é uma violação de segurança física. Isso inclui postar links para sites com informações de localização em tempo real.”

Musk: conta de perseguidor cancelada (Foto: capt. Youtube)

+ DESTAQUES