CIÊNCIA

Um raro espetáculo nos céus. Cinco planetas poderão ser vistos entre o cair da tarde e o amanhecer

Vênus, o terceiro objeto mais brilhante no céu, poderá ser facilmente identificado. Marte vai aparecer vermelho e intenso

Por: Carlos Taquari
Da redação | 22 de março de 2023 - 21:55

Esse é um evento incomum, que poderá ser observado de qualquer ponto do planeta, entre os dias 25 e 30 de Março. Vênus, Júpiter, Marte, Urano e Mercúrio estarão alinhados e visíveis, numa formação conjunta com a Lua. Ao cair da tarde, eles já poderão ser observados e, alguns, até o amanhecer.

Vênus é o mais fácil de ser localizado a olho nu, porque é o terceiro objeto mais brilhante no céu, depois do Sol e da Lua.

Marte vai aparecer brilhante e vermelho, mais acima e próximo da Lua.

Vênus, Marte e Júpiter poderão ser vistos a olho nu, mas para observar Mercúrio e Urano será necessário dispor de um binóculo ou telescópio. Algumas dicas para facilitar a observação:

Uma maneira mais fácil de identificar os planetas é recorrer aos aplicativos de astronomia para amadores, como o Sky Tonightt ou SkySafari.

Neste ano, haverá outros três alinhamentos de planetas. Estão previstos outros para 11 de Abril, 17 de Junho e 24 de Agosto. Saturno, Júpiter, Mercúrio e Netuno estão entre os próximos a entrarem em formação.

Efeitos na Terra 

Na verdade, os planetas do Sistema Solar nunca ficam perfeitamente alinhados. O que se chama de alinhamento é apenas a perspectiva vista da Terra, uma vez que todos eles percorrem órbitas muito diferentes e distantes milhões de quilômetros uns dos outros.

Ainda que eles ficassem perfeitamente alinhados, não haveria impacto significativo na Terra. Apenas dois integrantes do Sistema Solar exercem efeito gravitacional sobre a Terra: o Sol e a Lua. A gravidade do Sol é extremamente forte por conta de sua gigantesca massa. Já a Lua, exerce um efeito forte sobre a Terra, por exemplo sobre a movimentação das marés, por causa de sua proximidade. Quanto ao Sol, seu efeito gravitacional combinado com a órbita da Terra, resulta nas estações do ano, fundamentais para o equilíbrio do planeta e todas as formas de vida.

Leia também:
Banco central americano eleva taxa de juros pela 9º vez consecutiva
O ChatGPT não poderá substituir escritores e pensadores, diz professor de Harvard

+ DESTAQUES