ECONOMIA

Último jato jumbo construído desenha um 747 no céu

Avião da Boeing parou de ser fabricado porque ficou inviável comercialmente 

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 1 de fevereiro de 2023 - 19:59

A empresa americana Boeing se despediu de seu famoso jato jumbo em grande estilo. O último avião produzido deixou o desenho da rota de uma enorme coroa no céu, junto com os dizeres “747”, em alusão notória ao apelido de “Rainha dos Céus”.

A aeronave de matrícula N863GT cruzou os Estados Unidos partindo do Aeroporto do Condado de Snohomish, em Seattle, no Estado de Washington, rumo ao Aeroporto Internacional de Cincinnati, Ohio.

Desde seu primeiro voo em 1969, o jato gigante serviu como avião de carga, aeronave comercial capaz de transportar cerca de 500 passageiros, transporte para ônibus espaciais da NASA e aeronave presidencial do Força Aérea Um.

Criado há 55 anos, ele revolucionou as viagens, conectando cidades internacionais que nunca tiveram rotas diretas e ajudando a democratizar o voo de passageiros. No entanto, nos últimos 15 anos, a Boeing e a sua concorrente europeia Airbus desenvolveram aviões de duas turbinas com fuselagem mais larga, mais lucrativos e com menor consumo de combustível, ou seja, os aviões de 4 motores ficaram inviáveis comercialmente.

LEIA MAIS

Leia também:
■ Alexa prevê início da 3ª Guerra Mundial, mas era só uma brincadeira….
■ Ozzy Osbourne anuncia aposentadoria das turnês mundiais

O especialista em aviação Richard Aboulafia disse: “Se você ama este negócio, teme este momento. Ninguém mais quer um avião quadrimotor, mas isso não apaga a tremenda contribuição que o 747 deu para o desenvolvimento da indústria ou seu notável legado”.

No total, a Boeing construiu 1574 unidades do 747 na região de Puget Sound, no estado de Washington. No dia 31 de janeiro de 2023, a empresa americana reuniu  milhares de trabalhadores e outros executivos da indústria de todo o mundo, bem como o ator e piloto John Travolta para uma cerimônia na enorme fábrica da empresa ao norte de Seattle, marcando a entrega do último modelo para a transportadora de carga Atlas Air.

Veja o vídeo com o trajeto da homenagem feita pelos pilotos ao último 747 produzido pela Boeing.

Veja o vídeo do avião 747  de matrícula N863GT deixando a fábrica.

+ DESTAQUES