Em uma postagem no Facebook, o comando militar da Ucrânia pede que quaisquer tropas russas deixadas na cidade se rendam imediatamente.
A Ucrânia saudou a retomada como “vitória importante”. No centro de Kherson , bandeiras ucranianas voltaram a tremular acima do prédio da administração regional — ainda não está totalmente claro quem está no controle em Kherson, mas as bandeiras ucranianas indicam que os soldados russos deixaram de fato a cidade.
Veja imagens do Twitter de ucranianos festejando a retomada no centro de Kherson
Putin não se sente humilhado
O porta-voz de Vladimir Putin nega que a retirada das tropas de Kherson seja humilhante para o presidente, já que as autoridades russas descrevem a retirada como meramente estratégica.
Apesar da retomada aparentemente pacífica da região, a cidade vizinha de Mykolaiv, sofreu hoje um ataque de míssil em uma torre residencial, que matou pelo menos sete pessoas.
O volume de bandeiras ucranianas aumentou em Kherson, depois que a Rússia informou pelas redes sociais que havia concluído sua retirada de tropas.
Saída pelo Dnipro
Todos os soldados russos deixaram a região pelo rio Dnipro para a margem leste nesta manhã, disse o Ministério da Defesa em Moscou. Nenhum equipamento militar ou armas foram deixados para trás na margem oeste, acrescentou
Kherson era a única capital regional a ser capturada pela Rússia desde que a invasão começou em fevereiro, o que torna a perda um golpe significativo para Putin.
Segundo a rede britânica BBC, que mantém equipes na região, imagens feitas do solo mostram que a ponte usada pelos russos sobre o rio Dnipro, para evacuar suas tropas, foi destruída logo em seguida. Mas não está claro o que causou o colapso da ponte. Algumas fontes russas afirmam que eles mesmos a destruíram, após a conclusão da retirada.
Médicos ucranianos trabalham em apoio à retomada de Kherson (Foto: The Washington Post)
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, durante a noite, que as forças ucranianas retomaram dezenas de cidades e vilarejos, enquanto avançavam em direção à cidade de Kherson.
Armadilhas russas no caminho a Kherson
Segundo o jornal The Washington Post, na cidade de Mykolaiv, próxima a Kherson, médicos ucranianos trabalharam ontem e hoje para atender soldados do país feridos durante o avanço até a capital. Algumas autoridades ucranianas alertaram para risco de emboscada, porque não acreditavam que os russos sairiam sem deixar alguma armadilha.
E já na quinta-feira, foram chamados para atender dois soldados feridos por estilhaços de uma mina deixada pelas tropas russas.
Também o Post informou que o comando militar ucraniano anunciou nesta sexta-feira que suas tropas já estão espalhados por na cidade de Kherson, e retomando o controle da capital regional das forças russas após meses de combates.
“Kherson está retornando sob o controle da Ucrânia. Unidades das Forças Armadas da Ucrânia estão entrando na cidade”, disse a diretoria de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia em comunicado.