TECNOLOGIA

Elon Musk retira o selo de verificação de milhares usuários do Twitter

Empresário provoca confusão ao retirar o selo de personalidades como o papa Francisco, Bill Gates, Cristiano Ronaldo, Justin Bieber e Lady Gaga

Por: Lucas Saba
Da redação | 21 de abril de 2023 - 20:55

Milhares de perfis com amplo reconhecimento público, como os de celebridades e políticos, e também os de muitos jornalistas, apareceram sem o símbolo de verificação no Twitter. De acordo com Elon Musk, a partir de agora a rede social só fornecerá o selo se a pessoa estiver disposta a pagar por ele e já anunciou os valores para isso. A verificação custa US$ 8 mensais (R$ 40) pelo programa Twitter Blue, uma manobra que, segundo o empresário, “vai democratizar o jornalismo e a voz das pessoas”.

Superfamosos tiveram o selo de verificação retirados da noite para o dia. O Papa Francisco, Justin Bieber, Cristiano Ronaldo, Beyoncé, Bill Gates, Lady Gaga, Oprah Winfrey e muitos outros não foram poupados pelo empresário. O Twitter não divulgou nenhum número, mas um analista de tecnologia afirmou que o número de assinantes parece ser uma fração muito pequena de sua base de 300 milhões de usuários.

twitter selo

Elon Musk decidiu jogar pesado com os assinantes. (Crédito: AP)

Existe um processo de verificação envolvido no pagamento, mas também já existem exemplos de contas falsas que optam por pagar, a fim de se passar por indivíduos e organizações de alto perfil. No início deste mês, o especialista em finanças pessoais Martin Lewis descobriu uma conta assinada, em seu nome, promovendo um golpe de criptografia para milhares de seguidores.

Musk disse que não achava justo o Twitter decidir quem era importante sob o antigo regime. Mas há relatos de algumas pessoas receberam a oferta de verificação gratuita. O fundador da plataforma de investigação Bellingcat, Elliot Higgins, confirmou ser uma delas. Musk também afirmou ter pago pessoalmente pelas assinaturas de Stephen King, LeBron James e William Shatner – todos são críticos do modelo de assinatura mensal do Twitter Blue.

Empresas no Twitter

Além do selo Azul, o Twitter também oferece o Golden, dourado, para empresas, e Grey, cinza, para instituições governamentais. Mas isso custa caro, mais de 1.000 dólares mensais e também envolve negociações sobre anúncios das empresas na rede.

A BBC diz que não pagará pela verificação e já perdeu seu “selo de ouro” verificando-a como uma organização de notícias.

As pessoas geralmente não gostam de deixar as comunidades e o Twitter pode ser pequeno e caótico – quando comparado com outras redes – mas é considerado influente. Celebridades como o cantor Elton John, o comediante Stephen Fry e a modelo Gigi Hadid fecharam suas contas desde a compra de Musk.

Musk pagou US$ 44 bilhões pela companhia (cerca de R$ 235 bilhões na cotação de outubro de 2022, quando a aquisição foi concluída), ele havia prometido se desfazer do símbolo azul, para ele esse sistema diferenciava os usuários entre “nobres e vassalos”. E o bilionário cumpriu a promessa no mesmo dia em que o Starship, seu superfoguete, explodiu no ar durante um voo de teste.

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