Pesquisa da ABC News/Washington Post mostra vantagem de 7 pontos de Trump sobre o atual presidente
Pesquisa da ABC News/Washington Post mostra que o ex-presidente Donald Trump venceria a corrida eleitoral contra o atual presidente Joe Biden se as eleições fossem hoje. De acordo com a pesquisa, Biden tem 38% das intenções de voto contra 45% de Trump.
Entre aqueles que “definitivamente” preferem um candidato ao outro, Trump lidera Biden por 36% a 32%. Mas quando são considerados os votos “prováveis” à contagem, a margem de Trump aumenta para 7 pontos.
A disputa seria mais equilibrada se o candidato republicano fosse o governador da Flórida, Ron DeSantis, de 44 anos. Ambos aparecem empatados com 32%, porém ao considerar os votos prováveis, DeSantis venceria Biden por 42% a 37%.
Em todos os cenários da pesquisa, o ex-presidente Donald Trump recebeu cerca de duas vezes mais apoio do que o governador da Flórida, Ron DeSantis para ser o candidato republicano nas eleições de 2024. Por outro lado, a maioria dos eleitores acha que Trump deveria ser responsabilizado criminalmente pela invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, bem como pelo manuseio e ocultação de documentos secretos da Casa Branca.
Apenas 36% dos eleitores aprovam o trabalho de Biden à frente da presidência, 6 pontos a menos do que os números de fevereiro deste ano. O nível de desaprovação é de 56%, sendo que 47% dos entrevistados desaprovam “fortemente” a gestão Biden. Trump lidera na percepção dos eleitores no quesito economia. Quando questionados “Quem lidou melhor com a economia”, 54% escolheram Trump contra 36% que escolheram Biden.
Um outro recorte que chama a atenção na pesquisa é o fato de que 41% dos eleitores afirmam que Biden é honesto e confiável, mas 30% dizem que Trump tem melhores condições físicas e mentais para desempenhar as funções de presidente dos EUA.
Mais de 6 em cada 10 americanos dizem que o presidente Biden não tem agilidade mental ou saúde física para servir efetivamente como presidente, uma descoberta que ressalta alguns dos grandes desafios que ele enfrentará no início da campanha à reeleição.
Embora Biden, 80, e o ex-presidente Donald Trump, 76, tenham idades próximas, a pesquisa mostra que os americanos têm visões surpreendentemente diferentes sobre suas capacidades, apesar de o médico de Biden, Kevin C. O’Connor, ter declarado recentemente, com base em “exame neurológico extremamente detalhado”, que o titular é um “homem saudável e vigoroso de 80 anos, apto para executar com sucesso os deveres da presidência”. Segundo o médico, o exame não encontrou nenhum sinal de distúrbios neurológicos, como derrame, esclerose múltipla ou doença de Parkinson.
No geral, mais de 4 em cada 10 americanos (43%) dizem que tanto Biden quanto Trump estão velhos demais para cumprir novos mandatos como presidente quando teriam 82 e 78 anos, respectivamente, no dia da posse. No entanto, a pesquisa mostra uma divergência entre as percepções de Biden e Trump, pois cerca de 26% dizem que apenas Biden é muito velho, enquanto 1% diz que apenas Trump é muito velho. Outros 28% dizem que nenhum dos candidatos é velho demais para cumprir outro mandato.
A pesquisa Washington Post-ABC News foi realizada de 28 de abril a 3 de maio de 2023, com 1.006 entrevistados. A margem de erro é 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
* Com informações do Washington Post.