SAÚDE

Troque o elevador pela escada e ganhe mais saúde

Entre os benefícios resultantes de subir e descer escadas está na produção do bom colesterol

Por: Júlia Castello
Da redação | 18 de outubro de 2022 - 21:59

A vida nas grandes cidades torna difícil, para a maioria das pessoas, a prática de esportes ou academia em algum momento do dia. Daí o fato de que médicos e pesquisadores tem defendido algumas atividades simples para fugir do sedentarismo e da obesidade. Uma das opções é trocar o elevador pela escada, o que contribui para os 30 minutos recomendados de atividade física diária, segundo estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, entre os benefícios encontrados em subir e descer escadas está na qualidade do “bom colesterol” do sangue e a redução de lesões por queda, principalmente em idosos. Além disso, os pesquisadores conseguiram precisar que  subir aproximadamente 55 andares por semana, diminui o risco de mortalidade.  A atividade por mais simples e cotidiana que seja, contribui para a perda de 8 e 11 quilocalorias por minuto, o que é um alto índice em comparação com outras atividades físicas de nível moderado.

saúde

Obesidade e sedentarismo podem ser prevenidos com atividades simples do cotidiano. (Foto: FreePik)

No fim de 2020, a Organização Mundial da Saúde atualizou as diretrizes de atividades física. A recomendação anterior da organização para adultos entre 18 e 64 anos era de 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de exercícios pesados.  Agora, a OMS recomenda que além dos adultos saudáveis, pessoas com doenças crônicas ou com deficiência devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a pesados por semana. Já para crianças de até 17 anos, a nova recomendação é de pelo menos 60 minutos de exercícios moderados a pesados por dia, sendo as atividades aeróbicas, como andar de bicicleta as mais indicadas.

Proposta inusitada

Com o objetivo de estimular o exercício físico e diminuir as taxas de obesidade na cidade, o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg ( de 2002 a 2014, três mandatos), emitiu uma ordem executiva durante sua gestão para promover o uso de escadas. Ele apresentou dois projetos de lei para que as escadas ganhem mais notoriedade, como por exemplo a utilização de cartazes perto dos elevadores com a recomendação do uso de escadas.

De acordo com o relatório da organização “Trust for America’s Health” a taxa de obesidade entre adultos dos Estados Unidos ficou em 42,4% em 2020, sendo a maior taxa nacional da história. Em comparação com 2008, o aumento foi de 26%. O crescimento da obesidade tem sido observada mundialmente e pode chegar em 2050, aproximadamente a 167 milhões de pessoas, considerando adultos e crianças. Atualmente, a estimativa mundial da OMS é de 1 bilhão de pessoas que apresentam obesidade, sendo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.

Leia também:
Os momentos hilários que marcam a história da BBC. Clique e divirta-se com o vídeo.

+ DESTAQUES