Principal jogador brasileiro -- o que mais sofreu faltas no Catar -- está fora da fase de grupos, bem como Danilo; no Instagram, Neymar falou de "fé"
O principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar deve continuar jogando a Copa no Catar, embora vá ficar fora dos dois jogos que restam na fase de grupo — Suíça, 2a feira e Camarões, 6a feira. Neymar torceu o tornozelo no final da estreia contra a Sérvia, num contra-ataque com Vini Júnior, que escorregou na hora de concluir. O lateral Danilo, também por entorse no tornozelo, mas no pé esquerdo, também ficará fora da primeira fase da Copa.
Pouco antes da entrevista, ele já havia conversado com o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, que naquele momento não previu fazer um exames de imagem na área machucada para verificar se houve rompimento de ligamentos.
Pelos exames clínicos iniciais, a torção forte não indicou rompimento dos ligamentos, mesmo porque, se isso tivesse ocorrido — e seria o fim da Copa para Neymar — o jogador não teria saído caminhando, firmando o pé no chão, como fez.
“Caso exista necessidade (exame de imagem), faremos. Vai ser decidido à medida que ele for avaliado amanhã (nesta sexta-feira), provavelmente”, explicou o médico Rodrigo Lasmar.
Além da dor, após a torção, o choro de Neymar pode ter relação com os vários problemas que ele já teve no pé direito. Por duas vezes foi operado em um mesmo osso, o quinto metatarso, do dedo mínimo.
Em entrevista após a partida, perguntado se sabia algo sobre a contusão de Neymar, o atacante Raphinha observou que a torção não devia ter sido muito séria; “Mas pelo que batem nele, até que foi pouco. Pelo número de faltas que ele sofreu… Acho que os juízes deviam ser mais severos com quem bate tanto”, disse. Neymar foi o jogador que mais sofreu faltas nessa primeira rodada da Copa. Foram 9 faltas. O segundo que mais apanhou foi Gavi, da Espanha, com 5.
O jogador fez nesta sexta-feira sua primeira publicação aparentemente relacionada com a gravidade da contusão. Em sua página no Instagram, Neymar fotografou mensagem de um livro, com os dizeres: “Ter fé é acreditar que tudo vai ficar bem mesmo diante do caos. É a certeza de que o melhor está por vir. É entender que tudo tem o seu devido tempo. Fé está além da capacidade humana, não podemos ver, mas podemos sentir”, com a assinatura de “homensdeverdade”.