COMPORTAMENTO

TikTok avança sobre os concorrentes

Rede social já lidera no tempo de engajamento de usuários e amplia receita

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 8 de agosto de 2022 - 22:05

O engajamento da rede social chinesa, nos Estados Unidos, já supera o grupo Meta, com Facebook e Instagram. Em média, o usuário do TikTok naquele país, passa 19,6 horas por mês na plataforma. No Facebook, a média é de 16 horas e, no Instagram,11,2 horas. Mas, quanto ao número de usuários, o Facebook lidera com ampla vantagem: 2 bilhões e 912 milhões, para 1 bilhão do TikTok. Já o Instagram vem em segundo com 1 bilhão e 452 milhões de usuários.

Esses números foram levantados pela empresa eMarketer, que prevê um lucro de US$ 12 bilhões para a TikTok, somente neste ano. A receita supera em US$ 4 bilhões o valor obtido em 2021. Ainda é pouco, diante do faturamento do Facebook, que passou de US$100 bilhões, em 2021, mas pode ser considerado elevado para uma empresa que está no mercado há apenas seis anos.

A plataforma chinesa de vídeos curtos, criada em 2016, com o nome de “Musical.ly”, começou a fazer sucesso depois de aderir à divulgação de publicidade. Isso ocorreu nos últimos dois anos. Logo após a iniciativa, o número de usuários cresceu rapidamente, o que a tornou a rede com mais engajamento nos dias atuais, em tão pouco tempo. Ou seja, os internautas costumam curtir, comentar e compartilhar mais conteúdo do TikTok, no dia a dia, do que em outras redes sociais.

TikTok avança sobre os concorrentes

Tik Tok chega a marca de 1 bilhão de usuários. Foto: Pexels.

A batalha dessas gigantes da Internet é travada em várias frentes. Por exemplo, o Instagram lançou o Reels, ferramenta de vídeos curtos, na tentativa de atrair o público que hoje navega pela rede chinesa. Ao reagir, o TikTok criou um fundo de US$ 200 milhões, para pagar criadores de conteúdo. E não descarta a possibilidade de aumentar esse valor para US$ 1 bilhão, nos próximos anos.

No Instagram, pelo próprio recurso diário de postagens de vídeos e fotos, os stories, é possível encontrar postagens compartilhadas da rede social chinesa. O mesmo ocorre com o Facebook. Ainda mais com o crescimento da publicidade paga para os chamados influencers, que, atualmente, são os grandes responsáveis pelo lucro de grandes marcas na internet.

“É lá que a galera tá se ‘criando’ na internet, não só influenciadores, mas o aplicativo também já deu oportunidades pra diversas bandas/cantores que ninguém conhecia.” – Lucas Uller
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Lucas Uller, de 22 anos, faz parte dessa leva de influenciadores que surgiram com o Tik Tok. Ele já usava a plataforma desde quando tinha o nome de Musical.ly. Mas foi durante a pandemia que ele conseguiu explodir na rede, ao fazer postagens engraçadas. Hoje, o influenciador tem mais de um milhão de seguidores, que o acompanham no dia a dia. Uller conta que o Tik Tok mudou a vida dele completamente. E que, dificilmente, sai na rua sem ser reconhecido por alguém.

 

 

A rede social também faz parte do cotidiano da Lucila Braz, 21, estudante de Administração. Ela diz que começou a usar o Tik Tok no início da pandemia, em 2020. Desde então, não parou mais. Embora o foco dela não seja fazer postagens, em um dos vídeos postados o alcance foi de 3.408 visualizações. Lucila conta que passa a maior parte do tempo assistindo as gravações de outras pessoas, porque acha divertido. Para ela, o Tik Tok não serve apenas para ver coisas engraçadas, mas vídeos que também podem proporcionar algum aprendizado. Tudo em apenas 30 segundos.

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