CLIMA

Tempestades castigam a Califórnia. Milhares de pessoas perdem suas casas

Chuvas provocam inundações que já atingiram cidades inteiras e deixaram 220 mil casas e empresas sem energia

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 10 de janeiro de 2023 - 19:56

A Califórnia continua em estado de emergência devido às chuvas torrenciais e ventos fortes (cerca de 100km/h) que atingem todo o estado americano há vários dias. Milhares de americanos foram obrigados a deixar suas casas. O número de mortos pelas tempestades chegou a 16. Cidades inteiras estão inundadas ou parcialmente cobertas pelas águas e as principais estradas foram fechadas ou transformadas em rios.

“Quase toda a Califórnia registrou totais de chuva muito acima da média nas últimas semanas, com totais de 400% a 600% acima da média”, relatam os meteorologistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica – NOAA

Árvore caiu sobre casa, na região de Montecito. (AP)

Aproximadamente de 34 milhões de pessoas em toda a Califórnia –  cerca de 10% da população dos EUA – estão sob vigilância, já que o risco de deslizamentos de terra também se espalha por todo o Estado, incluindo as áreas de Los Angeles e San Diego. Até esse momento, 220 mil residências e empresas estão totalmente sem energia, segundo a concessionária  PowerOutage.us.

Na última segunda-feira, a atriz e apresentadora Ellen DeGeneres postou um vídeo das margens de um riacho inundado perto da casa dela, enquanto um dilúvio mais uma vez assolava a cidade costeira: “A Mãe Natureza não está feliz conosco”, disse ela.

No sul da Califórnia, toda a população da cidade à beira-mar de Montecito – lar do príncipe Harry, da apresentadora Oprah Winfrey, entre outras celebridades – recebeu ordem de evacuação por causa das grandes inundações e deslizamentos de terra. As autoridades também pediram para a retirada de áreas próximas, inclusive em partes de Santa Barbara, Carpinteria e Summerland.

As equipes no condado de Santa Bárbara responderam a mais de 200 chamadas devido às fortes chuvas, de acordo com o capitão Scott Safechuck, porta-voz da equipe de gerenciamento de incidentes. No sul da Califórnia, a noroeste de Los Angeles, pelo menos 18 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros do Condado de Ventura, incluindo várias pessoas que ficaram presas em uma ilha no meio do rio Ventura que subiu 8 metros.

As autoridades rodoviárias estaduais da Califórnia disseram que partes das rodovias foram fechadas por causa de inundações, lama, deslizamentos de rochas, neve pesada, acidentes de carros e caminhões. As interdições incluíram pistas no sentido norte da US 101, uma importante rota costeira.

+ DESTAQUES