Pesquisa aponta para o grande número de trabalhadores que sofrem impactos do estresse
Pesquisa realizada com 5 mil entrevistados, nos Estados Unidos, mostrou que 83% se sentiam emocionalmente esgotados no trabalho e 71% concordaram que o ambiente de trabalho afeta a saúde mental deles. Realizada pela revista Mental Heath America, a pesquisa aponta para a necessidade de um cuidado maior com a saúde mental por parte dos trabalhadores e líderes de forma global. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a Síndrome de Burnout, que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, como uma das doenças do trabalho.
Outro levantamento, dessa vez realizado pela American Psychological Association, também mostrou um cenário triste. Três em cada cinco trabalhadores relataram impactos negativos do estresse relacionado ao trabalho. Entre as queixas estavam a falta de interesse e motivação; falta de esforço; cansaço cognitivo; exaustão emocional e fadiga física.
O estresse e o cansaço são dois fatores que podem passar despercebidos por muitos trabalhadores no dia a dia. Mas, segundo o Ministério da Saúde, o transtorno que vem agravando a saúde de muitos trabalhadores, é mundialmente definido como “distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”.
De acordo com o médico Drauzio Varella, os sintomas da Síndrome de Burnout também envolvem esses dois aspectos. Os sintomas são: ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas no humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima.
Se você apresenta alguns dos sintomas mencionados acima, é necessário tomar alguns cuidados daqui pra frente. Seguem algumas dicas:
Uma pesquisa realizada pela Global Identity Leadership Development, publicada na International Journal of Environmental Research and Public Health, apontou alguns pilares importantes que fazem a diferença em uma liderança. São eles: