CIÊNCIA
Você não precisa beber 8 copos de água por dia

Sabe aquela receita de tomar 8 copos de água por dia? Pesquisa diz que é bobagem

Especialistas afirmam que a crença dos 2 litros/dia foi criada nos anos 40, não se baseia na ciência e "não faz diferença" para um adulto saudável

Da redação | 8 de dezembro de 2022 - 11:57
Você não precisa beber 8 copos de água por dia
Por Anahad O’Connor,
The Washington Post

Todos nós já ouvimos o velho conselho de que é saudável e necessário beber oito copos — ou 2 litros — de água por dia. Mas se você falhar, não se preocupe: esse conselho antigo não tem nada de científico. De acordo com uma nova pesquisa, publicada na revista Science, para a maioria dos adultos saudáveis, beber oito copos de água por dia é “completamente desnecessário”.

O conselho é considerado equivocado em parte porque não leva em consideração toda a água que ingerimos em nossa alimentação e em outras bebidas, como café, sucos e chás durante a jornada de 24 horas.
Você não precisa beber 8 copos de água por dia

Nossa necessidade de água varia de pessoa para pessoa, diz pesquisa (Foto: Pexels)

A pesquisa concluiu que a necessidade humana de água varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, sexo, tamanho corporal, níveis de atividade física e clima em que a pessoa vive.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

Os autores do estudo dizem que, para adultos saudáveis, não há qualquer benefício fundamental em beber oito copos de água por dia. Mas também não é perigoso ou tem alguma contra-indicação: seu corpo apenas excretará a água extra que você consumir na urina.

“Se você beber oito copos de água por dia, ficará bem — você apenas passará muito mais tempo no banheiro”, disse Herman Pontzer, professor de antropologia evolutiva e saúde global na Duke University e co-autor do estudo.

Como surgiu essa crença

O conselho de beber oito copos de água por dia decorre de uma recomendação de 1945 do Conselho de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos, que incentivou os adultos a consumir cerca de 2 litros de água diariamente.

A recomendação se referia à ingestão diária total de água de uma pessoa, incluindo todos os seus alimentos e bebidas, mas foi logo interpretada com o significado de que as pessoas deveriam beber oito copos de 237ml de água pura todos os dias.

Especialistas da pesquisa recém-publicada argumentam que a crença amplamente difundida não está baseada na ciência. Um estudo com 883 adultos idosos, por exemplo, descobriu que não havia evidência de desidratação entre as 227 pessoas no estudo que bebiam menos de seis copos de água por dia.

“A menos que tenhamos mais documentação baseada em evidências de que a ingestão de líquidos de oito copos por dia melhora alguns aspectos da saúde de uma pessoa idosa, incentivar uma ingestão de líquidos acima de um nível confortável para qualquer indivíduo parece ter pouca ou nenhuma utilidade”, concluíram os pesquisadores.

No entanto, o velho conselho está tão arraigado entre a população mundial que muitas empresas engarrafadoras de água o utilizam para comercializar produtos. Existem no mercado garrafas de água de exatos 2 litros projetadas para motivá-lo a beber o equivalente a oito copos de água diariamente e até sensores de garrafa de água que rastrearão sua ingestão de água e o lembrarão de “hidratar-se” a cada 30 a 40 minutos.

“Sempre recebemos recomendações até de médicos que dizem às pessoas quanta água beber todos os dias”, disse Pontzer, que escreveu um livro sobre metabolismo chamado “Burn”. “Mas a realidade é que essas recomendações são meio que tiradas do nada”, concluiu o cientista.

Você não precisa beber 8 copos de água por dia

+ DESTAQUES