GUERRA
Prédio destruído em região anexada por Putin (Foto: Leo Correa/AP)

Mad Putin: Rússia está pronta para usar armas nucleares

Presidente russo alega que Estados Unidos abriram precedente ao lançarem bombas atômicas sobre o Japão

Por: Carlos Taquari
Da redação | 30 de setembro de 2022 - 11:27
Prédio destruído em região anexada por Putin (Foto: Leo Correa/AP)

No mais assustador discurso feito desde o início da guerra na Ucrânia, o presidente Vladimir Putin declarou que está pronto para usar armas nucleares no conflito com o país vizinho. E tentou justificar a ação que poderia desencadear um conflito global, afirmando que já existe um precedente no uso desse tipo de armamento, referindo-se ao bombardeio atômico contra Hiroshima e Nagasaki, na Segunda Guerra.

Depois de anunciar a anexação de quatro territórios pertencentes à Ucrânia, Putin ameaçou: “Se houver uma tentativa por parte de outros países de tomarem esses territórios que agora fazem parte da Rússia, vamos utilizar todos os meios à nossa disposição para defendê-los”.

Putin, hoje, durante o anúncio de anexação das 4 regiões à Rússia (Foto: pool, via AP)

Putin, hoje, durante o anúncio de anexação das 4 regiões à Rússia (Foto: pool, via AP)

O presidente russo também afirmou que existe um complô de países ocidentais contra a Rússia, que chamou de “anglo-saxões”. Segundo ele, foram esses países que destruíram parte dos dutos que levam gás da Rússia para o Ocidente.
Discurso raivoso

O discurso foi considerado o mais “raivoso” de Putin, desde o início da guerra. Criticou duramente o Ocidente, afirmando que “as pessoas que vivem nas regiões fizeram sua escolha”, referindo-se aos referendos que, segundo o governo russo, receberam um “sim” à anexação de 99%.

Para os governantes europeus, no entanto, a votação nas quatro áreas anexadas — Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia — não passou de farsa. A Ucrânia respondeu pedindo à Otan que acelerasse a adesão à aliança de defesa liderada pelos EUA Em sua resposta, o presidente Zelensky prometeu expulsar os russos de toda a Ucrânia.

“Putin, seu discurso é uma fraude”

Uma das primeiras respostas ao discurso de Putin veio do ex-primeiro ministro da Grã-Bretagna, Boris Johnson, que publicou no Twitter: “Vladimir Putin, seu discurso é uma fraude e uma vergonha.

O mundo nunca deve aceitar seus falsos referendos ou sua tentativa cruel e ilegal de colonizar a Ucrânia. Estamos com o povo da Ucrânia e vamos apoiá-lo sem vacilar até que seu país esteja inteiro e livre.”

Prédio destruído em região anexada por Putin (Foto: Leo Correa/AP)

+ DESTAQUES