Canais de TV russos exibem vídeo com provocação a europeus (veja vídeo aqui)
Os canais de televisão da Rússia estão exibindo um vídeo de 2 minutos, produzido pela companhia petrolífera russa Gazprom, que contém uma ameaça aos países da Europa. As imagens simulam uma Europa tomada por uma nova Era do Gelo, o que poderia ocorrer, com um certo exagero, diante da decisão do presidente Vladimir Putin de cortar o fornecimento de gás para os países da Europa Ocidental. O vídeo mostra as principais capitais do Ocidente, como Londres, Paris e Berlim “congelando até a morte”.
Putin culpa os países ocidentais pelo corte no fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream, que chega até a Alemanha e determinou que a retomada nas entregas seja feita apenas após a suspensão das sanções aplicadas contra a Rússia, por conta da invasão da Ucrânia. O governo russo também alega que está “impedida de realizar a manutenção do gasoduto”, também como resultado das sanções, de acordo com a versão do Kremlin.
“As sanções impedem que as unidades sejam atendidas, sem as devidas garantias (…) são essas sanções impostas pelos estados ocidentais que trouxeram a situação para o que vemos agora.” Disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista coletiva.
A comparação feita pelo vídeo divulgado pela televisão russa é carregada de exagero, uma vez que as verdadeiras glaciações cobriram todo o planeta de uma espessa camada de gelo.
As outras das chamadas glaciações antropológicas – porque se supõe que foram usadas pelo homem para chegar à América – foram: a Era Donau, há dois milhões de anos: a Gunz, há 700 mil anos; a Mindel, há 400 mil anos: e a Riss, há 150 mil anos. Para os cientistas estas também podem ser consideradas recentes, considerando-se a idade do planeta Terra, calculada em 4 bilhões e 600 milhões de anos.