MEIO AMBIENTE
Foto: Angel Garcia para a Bloomberg

Recorde de energia solar e eólica. Seria o começo do fim da era do petróleo?

Mas há outras notícias animadoras para o meio-ambiente. Entre elas, a ajuda dos elefantes na luta contra o aquecimento global

Por: Carlos Taquari
Da redação | 14 de abril de 2023 - 20:55
Foto: Angel Garcia para a Bloomberg

A produção de energia eólica e solar registrou um aumento de 12%, em 2022, o que significa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A energia captada pelos painéis solares foi a que mais cresceu, seguida pela força dos ventos. Atualmente, 39% da energia consumida no mundo vem de fontes renováveis, incluindo as usinas nucleares e as hidrelétricas. Apenas a produção de energia eólica seria suficiente para atender o consumo de um país como o Reino Unido.

Os dados constam do relatório anual Global Eletricity Review, elaborado pelo instituto Ember, especializado em energia. De acordo com os especialistas do instituto, a produção de energia eólica e solar deve registrar um aumento ainda mais significativo nos próximos anos. “A energia limpa vai revolucionar a economia global, do transporte à indústria e os demais setores produtivos. A nova era, que aponta para a queda nas emissões de poluentes provocadas pelos combustíveis fósseis, está começando”. Um dos próximos passos das mudanças, segundo o instituto, será a substituição do carvão, que hoje ainda responde por 36% da energia consumida no mundo, além da queda acentuada no uso do gás.

O Planeta agradece 

O aumento na produção de energia eólica e solar não é a única boa notícia para o planeta, relacionada com o meio ambiente. Outros dados são animadores:

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida

+ DESTAQUES