COMPORTAMENTO

Quer mudar de vida em 2023? Que tal uma ajudinha da tecnologia?

Beber menos, ligar para sua mãe toda semana ou interromper um ciclo prejudicial... Aplicativos te dão uma mãozinha

Por: Mario Augusto
Da redação | 27 de dezembro de 2022 - 21:55

Mudar de vida com a renovação da lista de promessas individuais é sempre um desafio a cada início de ano. Desafio maior é não empacar na falta de disciplina. Para pessoas que enfrentam esse problema, a tecnologia dá uma ajudinha com os aplicativos de rastreamento de hábitos que ganham espaço na vida de muita gente.

Para quem quer rastrear o tempo que fica sem beber ou outras dependências e vícios, uma opção é o aplicativo I Am Sober (Eu estou sóbrio) que acompanha o progresso do assinante, diariamente, e ao mesmo tempo oferece uma boa dose de motivação para que a promessa de ficar bem não se perca no tempo e no espaço.

Quer mudar de vida em 2023? Que a ajudinha de um aplicativo?

Apps oferecem vários recursos para manter os usuários firmes no propósito. (Reprodução: Google Play)

Emanuelle começou a usar o aplicativo para controlar o vício de roer unhas. “Eu simplesmente amei, as mensagens de apoio e tudo mais é tão incrível, eu me sinto acolhida e estou conseguindo; parece que a minha família fica até mais orgulhosa, eu me sinto perfeita sem roer unhas. Certo que as vezes da vontade, só que eu lembro que eu vou me decepcionar depois e não como, eu me sinto perfeitamente bem”, explica a jovem.

Pelo aplicativo, os usuários também podem conversar com outras pessoas que estão passando pelos mesmos problemas, o que serve de estímulo para manter-se firme no propósito. Graças ao poder psicológico do registro no diário e a um amplo interesse na auto-otimização, a popularidade dos aplicativos de rastreamento de hábitos aumentou nos últimos dois anos, de acordo com a empresa de análise Sensor Tower.

Recursos adicionais para mudar de vida

Alguns aplicativos vão além do simples registro de hábitos. O app Reframe vem com módulos educacionais e tarefas de casa para pessoas que procuram reduzir ou eliminar o consumo de álcool. Já o aplicativo Fabulous oferece módulos de aprendizado para gerenciar o vício.

Alguns estudos mostram que as intervenções baseadas na internet podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de álcool, afirma o professor de psiquiatria e ciências comportamentais de Stanford, Keith Humphreys. Mas o médico alerta para o fato de que muitas pessoas que sofrem de dependência precisam de tratamento personalizado em um ambiente clínico. Nesses casos, os aplicativos são um recurso adicional e não substituem o aconselhamento ou tratamento médico profissional.

Além disso, o usuário precisa atentar-se para a exposição de dados pessoais, alertam os especialistas. “Qualquer informação sobre autocuidado pode parecer inócua na superfície, mas quando você agrega tudo isso, conta uma história que pode ser usada contra você”, disse Adam Schwartz, advogado sênior da Electronic Frontier Foundation, organização sem fins lucrativos de direitos de privacidade.

Depois que nossos dados voam para o ecossistema de anúncios digitais é difícil rastrear onde eles terminam. Pesquisadores, anunciantes, criminosos, seguradoras e empregadores podem se beneficiar de informações sobre as preocupações dos usuários com a saúde, afirma Schwartz.

Por isso, antes de preencher o cadastro de um aplicativo de rastreamento de hábito verifique se ele coleta sua localização e se compartilha dados com empresas de publicidade ou marketing.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

+ DESTAQUES