CIÊNCIA

Que surpresas guardam os céus de Agosto?

Chuvas de Perseidas e Saturno em oposição poderão ser vistos a olho nu

Por: Carlos Taquari
Da redação | 7 de agosto de 2022 - 22:00

Saturno aparece em todo seu esplendor. As últimas Super Luas de 2022 fazem seu desfile e chuvas de meteoros vão percorrer os céus. Sem esquecer da estrela Sírius, uma das mais brilhantes do universo visto da Terra, que também dará o ar da graça.

Astrônomos do mundo inteiro estarão de olho nos céus de Agosto, para acompanhar alguns fenômenos que se repetem de tempos em tempos.

Na primeira metade do ano, quem quisesse localizar um planeta no céu noturno tinha que acordar antes do amanhecer, quando vários deles podiam ser vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Agora, a partir da metade de Agosto, Saturno reaparece no início da noite, oferecendo um espetáculo para astrônomos e leigos. Estar em oposição ao Sol tem vários efeitos sobre Saturno, como informa a Sociedade Americana de Astronomia. O mais importante é seu aparecimento nos primeiros minutos do anoitecer, além de permanecer visível durante toda a noite.

Leia também:
■ Espiritualidade faz bem à saúde
■ As células matadoras e seus segredos

Uma vez por ano, Saturno entra em oposição ao Sol. Isso, claro, da perspectiva da Terra. Mas o que significa isso? O fato coincide com o momento de sua maior aproximação com a Terra, quando o planeta dos anéis pode ser visto em todo seu esplendor, mais brilhante do que em qualquer outra época do ano.

O planeta poderá ser visto a olho nu, mas quem quiser ver os anéis terá que usar um telescópio. A data exata em que Saturno entra em oposição ao Sol é 14 de Agosto, mas ao longo de toda a segunda metade do mês ele poderá ser localizado todas as noites, surgindo a Leste, ao anoitecer, e desaparecendo a Oeste, ao amanhecer.

Uma vez por ano, Saturno entra em oposição.

Uma vez por ano, Saturno entra em oposição.

Vale lembrar que, quando se fala que o planeta estará mais perto da Terra, essa distância é de 1,2 bilhão de quilômetros. Um pouco mais perto do que a distância máxima, de 1,7 bilhão de quilômetros. Nesse período, Saturno vai aparecer com mais brilho do que a maioria das estrelas, com exceção de Sírius e Canopus.

Por falar em Sírius, essa que é uma das mais brilhantes estrelas, vista da Terra, ela estará na mesma região do Sol, até 11 de Agosto. Nos tempos antigos, acreditava-se que, quando ocorria esse fenômeno, a Sírius era responsável por parte do calor que alcançava a Terra, mas essa teoria já foi derrubada pelos astrônomos.

Por coincidência, 11 de Agosto também é a data da última Super Lua, da série iniciada em Junho. Depois dessa, a próxima vai aparecer apenas em 3 de Julho, de 2023.

Chuva de meteoros vai iluminar os céus.

Outra coincidência está reservada para os céus de Agosto. A Super Lua vai surgir no mesmo período da chuva de meteoros das Perseidas. Quando as condições para observação estão perfeitas, até 100 meteoros por hora podem ser vistos cruzando os céus. Mas o brilho da Super Lua poderá atrapalhar a visão. Por isso, na noite de 11 para 12 de Agosto, é importante olhar para o lado mais escuro do céu para ver os meteoros, também conhecidos como estrelas cadentes.

Afinal, o que são as Perseidas e como se formam? São as chuvas de meteoros, que levam o nome da constelação mais próxima de onde surgem. Vistos da Terra, as Perseidas parecem vir da constelação de Perseus.

Todos os anos, a Terra atravessa a órbita percorrida pelo Cometa Swift-Tuttle, que passou por aqui em 1992, deixando um rastro de poeira e rochas compostas de minerais e gelo, os meteoros. Ao entrarem em contato com a atmosfera da Terra, eles se incendeiam, iluminando os céus. Alguns deles, incinerados, caem na Terra e são chamados de meteoritos.

Na noite de 19 de Agosto, a Lua estará alinhada com Marte e, vistos da Terra, darão a impressão de que estarão muito próximos. Ambos vão surgir acima da constelação de Orion. Júpiter também estará visível na mesma região, à direita de Marte e da Lua.

Mudança de foco

Até agora falamos de Astronomia. Agora vamos mudar o foco para a Astrologia. Para a astróloga Márcia Fernandes a posição dos planetas é muito importante. “Olhando para o mês de agosto, sempre que Saturno está próximo, ele gera maior cobrança sobre as nossas responsabilidades, pois é um planeta considerado maléfico e de questões cármicas (lei universal de causa e efeito).  Além disso, como estará em seu movimento retrógrado até 23/10/2022, gera mais conservadorismo e situações de melancolia e tristeza para humanidade, diz ela.  A escritora que tem milhões de seguidores nas redes sociais complementa: “a Super Lua de agosto abre as nossas emoções, gerando excessos e isto junto com os movimentos retrógrados de Saturno, Júpiter, Netuno e Urano, tendem a enfatizar ainda mais esses excessos”.

Muitas pessoas não acreditam na astrologia, nem nas previsões e não a consideram uma ciência. Marcia vai direto e fala para esse grupo: “pesquisem a respeito da Astrologia Médica e da Astrologia Eletiva (que fala a respeito dos movimentos mundiais). Perceba como elas são eficientes e pontuais. Saiba que em países como a Inglaterra, o astrólogo tem formação acadêmica. Astrologia é um assunto sério e não para aventureiros”, garante ela.

 

+ DESTAQUES