COMPORTAMENTO

Quais são os 5 melhores países do mundo para morar? 

Veja onde encontrar arte, cultura, museus e, também, um meio ambiente preservado

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 27 de janeiro de 2023 - 21:55

Dos 195 países existentes, atualmente, quais seriam os melhores para morar? Quais deles oferecem uma combinação de fatores essenciais para permitir uma existência rica em todos os sentidos: cultura, incluindo arte, música e museus; história e preservação do meio ambiente, entre outros detalhes?

A partir disso, o site americano StudyFinds resolveu pesquisar alguns dos melhores países do mundo para morar ou passar uma temporada. A base da lista deles ficou nas principais recomendações dos especialistas de 10 portais de viagens.

Leia também:
■ Supermercado holandês abre ‘caixa lento’ para idosos poderem conversar
■ Misteriosas manchas brancas aparecem no litoral das Bahamas

1. Suíça – “País da Europa central conhecido por ser um dos mais ricos e belos do mundo, tem longa expectativa de vida, baixo desemprego, taxas reduzidas de impostos corporativos, segurança, uma força de trabalho qualificada e um dos maiores produtos internos brutos per capita do mundo”, escreve o U.S. News & World Report. O ponto de vista negativo é que o custo de vida é alto, principalmente para os brasileiros.

Passeio à beira do canal, em Copenhague. A Dinamarca é considerado o segundo melhor lugar do mundo. (Foto: Carlos Taquari)

2. Dinamarca – O país que fica na Escandinávia é conhecido por ter um dos maiores índices de felicidade, entre a população,  além de baixa desigualdade de renda, estabilidade política e segurança. Vale destacar que “a saúde e a educação (incluindo faculdade/universidade) são totalmente gratuitas para todos os cidadãos”, escreve a World Population Review.

3. Japão é uma das nações mais alfabetizadas, robotizadas e tecnicamente avançadas do mundo. Tem uma indústria próspera e uma economia em ascensão com muito empreendedorismo. Está num arquipélago do Leste Asiático composto por quatro ilhas principais e mais de 6.800 outras. Hoje o país mistura suas antigas tradições com aspectos da vida ocidental. Uma curiosidade: professores que falam inglês estão sendo muito procurados.

4. Noruega também está no topo da lista de felicidade geral dos cidadãos. Tanto a saúde quanto a educação também são gratuitas e até o trabalho não qualificado paga o suficiente para uma pessoa viver, segundo o Visual Capitalist. É um país relativamente rico devido aos ricos recursos naturais, a força de trabalho produtiva, a expectativa de vida alta e a capacidade de comprar e vender mercadorias internacionais com bons preços.

5. Alemanha é um pais onde você pode ter uma vida estável na cidade ou no campo, com o apoio de excelentes sistemas públicos de saúde e educação. “Uma das principais vantagens da Alemanha é o alto nível de educação. O ranking mundial das 500 melhores universidades do mundo inclui 47 universidades alemãs”, escreve o Immigrant Invest. Agilidade para superar obstáculos e crises, salários altos, baixo custo de vida, baixa corrupção governamental e transporte eficiente tornam este país lucrativo e estável.

A foto de capa desta reportagem é Wirestock / Freepik

+ DESTAQUES