INTERNACIONAL

Putin trava batalha contra o câncer, com ajuda de médicos estrangeiros

Fonte próxima ao Kremlin revela que o estado de saúde do czar russo é grave e que ele vem passando por tratamentos altamente invasivos

Por: Carlos Taquari
Da redação | 26 de dezembro de 2022 - 21:55

As informações vêm sendo divulgadas por diferentes fontes e coincidem num ponto: o estado de saúde de Vladimir Putin está se deteriorando rapidamente. Um câncer que começou no cólon já teria atingido o pâncreas e ele também estaria sofrendo os primeiros sinais do Mal de Parkinson.

A primeira fonte que ousou se identificar é Valery Solovey, ex-professor do Instituto de Relações Internacionais de Moscou, escola por onde passam diplomatas e espiões russos. Em entrevista ao canal do Youtube ucraniano Odesa Studio, Solovey disse que Putin está passando por tratamentos avançados “que a Rússia não tem como fornecer”. Ele não revelou a nacionalidade dos médicos responsáveis pelo tratamento, mas assegurou que o estado do presidente inspira cuidados, acrescentando que, além da guerra na Ucrânia, “ele está lutando pela própria vida”.

Fonte próxima ao Kremlin revela que o estado de Putin é grave. (Crédito: <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Kremlin_de_Moscovo" target="_blank" rel="noopener">Kremlin</a>)

Fonte próxima ao Kremlin revela que o estado de Putin é grave. (Crédito: Kremlin)

Rumores sobre o estado de saúde de Putin estão circulando há meses, dentro e fora da Rússia. Em Londres, Sir Richard Dearlove, ex-chefe do MI6, o serviço de inteligência do Reino Unido para assuntos estrangeiros, informou que a saúde de Putin inspira cuidados e que não será surpresa se ele tiver que passar por uma internação em breve. Segundo Dearlove, dificilmente, Putin conseguirá se manter no cargo, sem se afastar para um tratamento mais rigoroso, nos próximos meses.

Por sua vez, a edição norte-americana do jornal Sun, citando fontes dos serviços secretos da Rússia, também confirmou as informações sobre a gravidade do estado de saúde de Putin. De acordo com o jornal, uma fonte muito próxima ao Kremlin, confirmou o diagnóstico de câncer no pâncreas e Mal de Parkinson.

“Esse fato será desmentido e vão utilizar todos os meios para tentar esconder isso”, disse a fonte citada pelo Sun, que prosseguiu: “mas trata-se de uma constatação”. Ainda de acordo com esta versão, os médicos estão “entupindo” Putin de remédios, inclusive algumas drogas novas, algumas bastante invasivas, na tentativa de conter o avanço do câncer no pâncreas.

As fontes não descartaram a possibilidade de que os medicamentos estejam interferindo no estado mental de Putin, o que poderia explicar as repetidas ameaças dele de usar armas nucleares no conflito com a Ucrânia.

Leia também:
Dívida interna dos EUA bate recorde e economistas recomendam medidas urgentes
A CIA promove atos de sabotagem contra alvos estratégicos na Rússia

+ DESTAQUES