Em discurso, disse que, se embargos continuarem, país intensificará relações comerciais com o Oriente Médio
O presidente russo, Vladimir Putin, discursou durante uma sessão plenária do Fórum Econômico do Leste (EEF) em Vladivostok, Rússia e garantiu que o Ocidente não conseguirá isolar a Rússia do comércio global. “Isso é impossível”, afirmou.
Para ele, se as sanções econômicas continuarem, Moscou superará as imposições do G7 ao priorizar para os mercados do Oriente Médio e do Irã, que absorveriam parte das exportações russas.
Com população estimada em 260 milhões de pessoas em 15 países, o Oriente Médio tem a sua economia baseada, principalmente, na extração e refino de petróleo. A região é dona da maior reserva petrolífera do planeta, com 65% de todo o petróleo mundial.
Arábia Saudita e Irã são os dois países que possuem as maiores reservas. Em alguns países, essa é praticamente a única fonte de receita junto ao mercado externo.
Além do petróleo, o Oriente Médio possui economia baseada na agropecuária. Destaque para a produção de grãos, cereais e carnes, o que garante mercado para insumos e fertilizantes agrícolas produzidos e exportados pela Rússia.
Ao concluir a sua fala no evento, Putin disse que, após a imposição de sanções ocidentais, em resposta à invasão militar da Rússia na Ucrânia, o país percebeu mais oportunidades de entrar nos mercados do Oriente Médio. Putin ainda minimizou os efeitos das sanções econômicas. “Tenho certeza de que não perdemos nada e não perderemos nada”, disse.