INTERNACIONAL

Político nigeriano preso com US$500 mil, cash

Prisão ocorre pouco antes das eleições gerais no país

Da redação | 24 de fevereiro de 2023 - 09:52

O deputado Chinyere Igwe, candidato à reeleição nas eleições gerais da Nigéria, neste fim de semana, foi detido quando transportava quase 500 mil dólares, em seu carro, mais exatamente: US$498.100. Tradicionalmente, nas eleições nigerianas, os políticos são acusados de comprar votos dos eleitores. Cerca de 40% dos nigerianos não têm conta bancária e utilizam a moeda local para a compra de alimentos e outras despesas.

As eleições deste domingo devem ser as mais concorridas, desde o fim do regime militar, em 1999. Estão na disputa o candidato da oposição, Atikuy Abubakar, do PDP ( o partido de Chinyere Igwe); Peter Obi, do Labour Party e Bola Tinubu, do APC, o partido atualmente no poder.

Cerca de 87 milhões de eleitores estão aptos para votar. Com 210 milhões de habitantes, a Nigéria é o mais país mais populoso da África. Boa parte do território nigeriano está assentada sobre imensas reservas de petróleo, que garantem ao país um PIB de 500 bilhões de dólares, o maior da África. Apesar disso, a maioria da população vive na pobreza absoluta.

Desde o fim da ditadura militar, em 1999, dois partidos dominam a política local: o APC, no poder, e o PDP. Desta vez, um terceiro partido o Trabalhista, liderado por Peter Obi, entrou na disputa com chances de vitória. O atual presidente, Muhamadu Buhari, está se despedindo, depois de cumprir dois mandatos.

 

 

LEIA MAIS

Leia também:
■ Fases da Lua espalham vida até no fundo dos mares
■ O momento em que o crocodilo ataca idosa e cachorro. Veja o vídeo:

 

+ DESTAQUES