INTERNACIONAL

Pentágono atribui aparecimento de OVNIs à espionagem

Congresso dos EUA vai receber relatório sobre registros atribuídos a alienígenas

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 31 de outubro de 2022 - 21:56

Fenômenos aéreos não identificados, observados recentemente nos céus dos Estados Unidos e atribuídos a objetos voadores não identificados, ou OVNIs, podem ser, na verdade, resultado de operações de espionagem de potências estrangeiras. Especialistas do Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, acreditam que os sinais detectados não são de alienígenas, mas de satélites de espionagem ou, em última análise, de balões meteorológicos.

O aparecimento desses sinais tem levantado dúvidas não apenas entre os funcionários do Pentágono, mas também dos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Esses serviços devem entregar um documento confidencial ao Congresso, atualizando um relatório divulgado no ano passado que considerava a maioria dos incidentes como inexplicáveis.

O material original analisou 144 ocorrências entre 2004 e 2021, relatados por fontes do governo dos EUA, principalmente militares americanos. Eles falaram sob condição de anonimato pelo fato de que o conteúdo dos documentos é confidencial.

Leia também:
■ Cresce temor de população LGBTQIA+ para Copa do Mundo
■ Instagram deixou milhares de usuários fora do ar

Apesar dos pedidos de maior transparência de legisladores e líderes militares, ainda não está claro qual conteúdo do próximo relatório será divulgado. Embora possa oferecer explicações mais detalhadas sobre o aumento de aparecimentos recentes, funcionários do Departamento de Defesa estão minimizando as teorias de invasões alienígenas e enfatizando objetos comuns, que eles dizem ser mais propensos a acreditar.

Oficiais militares disseram ao New York Times que a maioria dos casos de OVNIs resolvidos podem ser atribuídos a espiões estrangeiros ou lixo aéreo. Em maio, durante a primeira audiência pública sobre o assunto no Congresso em mais de 50 anos, oficiais do Pentágono testemunharam que um vídeo com misteriosos triângulos verdes brilhantes, na verdade, exibia drones que foram filmados através de lentes de visão noturna.

Muitas das informações sobre os fenômenos não identificados permanecem em segredo porque o Pentágono não quer que a China ou outros países saibam que determinados dados foram detectados pela espionagem.

Mas esse sigilo oficial tem um custo, permitindo que teorias da conspiração prosperem sem controle. Sue Gough, porta-voz do Departamento de Defesa, disse que o Pentágono continua comprometido com os princípios de abertura, mas deve equilibrar isso com sua “obrigação de proteger informações, fontes e métodos confidenciais”.

+ DESTAQUES