TECNOLOGIA
Volocopter, em arte sobre Paris (Foto: divulgação)

Paris terá táxi voador para os Jogos Olímpicos de 2024

Empresa responsável pelo projeto quer realizar primeiro voo com passageiros na abertura dos jogos

Por: Lucas Saba
Da redação | 10 de novembro de 2022 - 19:43
Volocopter, em arte sobre Paris (Foto: divulgação)

Da Bloomberg

A França lançou um projeto para oferecer táxis aéreos elétricos, aos visitantes que forem a Paris para os Jogos Olímpicos de Verão, de 2024.  A Aeroports da França, que administra os principais aeroportos de Paris, será a responsável pela operação,  ao lado da Skyports Ltd, uma das principais desenvolvedoras dos chamados vertiportos, como as bases de táxi voador são chamadas.

Foi inaugurado nesta quinta-feira,o  aeródromo Pontoise Cormeilles, semelhante a um terminal de passageiros, área de decolagem e pouso, zona de controle da missão e hangar, tudo o mais próximo possível da configuração prevista para 2024.

O Volocity funciona com grade de pequenas hélices, como um drone gigante (Foto: divulgação Volocopter)

O Volocity funciona com grade de pequenas hélices, como um drone gigante (Foto: divulgação Volocopter)

Como parte do lançamento, a Volocopter, uma desenvolvedora alemã de embarcações elétricas de decolagem e pouso vertical, como são conhecidos os táxis voadores, realizou um voo integrado ao tráfego aéreo convencional.
Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida

O projeto também é apoiado pelo Grupo Ratp, que fornece transporte público na área de Paris, e pelo regulador de aviação da DGAC, bem como pelo Ministério dos Transportes e região de Ile-de-France.

Primeiro eVTOL de passageiros

O diretor executivo da ADP, Augustin de Romanet, disse que a abertura do local de teste marca “um novo passo decisivo no desenvolvimento da mobilidade aérea elétrica”, e que o trabalho incluirá o desenvolvimento de vários casos de uso para o “novo aeroporto”, incluindo aplicações de saúde e logística.

Valérie Pécresse, presidente do conselho regional da Ilha de França, disse em um comunicado “deseja que a cidade seja conhecida como o local do primeiro voo eVTOL de passageiros, acrescentando que as Olimpíadas proporcionam “uma oportunidade incrível para mostrar e lançar este projeto”. Táxis voadores estão surgindo como um novo mercado de transporte, com desenvolvedores levantando centenas de milhões de dólares.

O projeto francês se soma a uma lista crescente de bases planejadas em todo o mundo, incluindo aquelas que estão sendo promovidas pelo rival Da Skyports, Urban-Air Port, que apresentou uma manifestação vertiport em Coventry, Inglaterra, na primavera passada.

Leia também:
Baleias assassinas atacam barco no litoral de Portugal. Veja o vídeo:
Aborto e maconha, outros temas em pauta nas eleições americanas
Volocopter, em arte sobre Paris (Foto: divulgação)

+ DESTAQUES