Passageiros ficam apavorados com a abertura da porta traseira e o vento frio intenso dentro da aeronave
O piloto de um avião russo Antonov AN-26 foi obrigado a fazer um pouso de emergência depois que a porta traseira se abriu. Isso ocorreu logo após a decolagem em uma das regiões mais frias do mundo. Os chapéus dos 25 passageiros que estavam na aeronave voaram para fora e o ar gelado que chega a 41 graus negativos entrou no interior do avião. O voo da companhia aérea russa IrAero decolou de Magan, na região siberiana de Yakutia, com destino a Magadan, na costa do Pacífico da Rússia.
Um vídeo da agência de notícias local mostrou os passageiros desesperados. “Um homem sentado na parte de trás do avião abriu a fivela do cinto de segurança e quase foi levado pelo vento, quase foi jogado para fora da aeronave”, disse um deles.
A porta de trás dos aviões, usada normalmente para carregar carga e bagagem, é isolada para os passageiros, mas foi vista batendo descontroladamente. Apesar do frio intenso na cabine durante o drama, todos os passageiros se sentiram aliviados depois que o piloto fez um pouso de emergência.
O passageiro Sergei Lidrik, 33, de Magadan, disse que demorou 15 minutos desde um “estouro alto” quando a porta se abriu até o avião pousar no mesmo aeroporto de onde eles haviam acabado de sair. Ele revelou: “As pessoas ficaram chocadas no começo. As mulheres mais idosas estavam congeladas. Parte das bagagens foi sugada para fora.”
Uma investigação está em andamento sobre o incidente. Os aviões Antonov AN-26 foram introduzidos na URSS em 1970 e deixaram de ser fabricados em 1986.