CULTURA

Os segredos guardados no túmulo de Salomé

Mulher que teria auxiliado no parto de Jesus não é a mesma Salomé, neta de Herodes

Por: Carlos Taquari
Da redação | 21 de dezembro de 2022 - 21:55

Arqueólogos israelenses preparam-se para liberar a entrada do público a uma caverna próxima de Jerusalém, onde se acredita que foi sepultada a mulher que estava ao lado de  Emea, a parteira que ajudou Maria no nascimento de Jesus. Ao longo de séculos, o local foi visitado por peregrinos cristãos, até que acabou sendo abandonado.

Descoberta por saqueadores, em 1982, a caverna situada em Lachish, região central de Israel, foi interditada dois anos depois. Mais tarde, começou a ser estudada por pesquisadores da Israel Antiquities Authority (IAA), que ainda conseguiram encontrar peças antigas, datadas do primeiro século da era cristã.

Terminada a fase de mapeamento e levantamento arqueológico, os pesquisadores entendem que já pode ser permitida a entrada do público. “Acreditamos que as pessoas podem vir aqui, trazer uma lanterna e fazer suas orações”, disse o arqueólogo Zvi Firer, pesquisador do IAA, em entrevista ao jornal Times of Israel.

No local, foram encontradas centenas de lamparinas, algumas intactas, utilizadas pelos antigos peregrinos que visitaram o local. Esse tipo de material não interessava aos saqueadores que estiveram na caverna no século passado. Os pesquisadores também encontraram escavações na pedra e um mosaico com símbolos do cristianismo, tesouros arqueológicos do início da era cristã.

Salomé, à direita, com a parteira Emea, dando banho no Menino Jesus, um ícone da Natividade, para os cristãos ortodoxos, aqui retratado num afresco do Séc. XII, na Capadócia. (Imagem: domínio público)

Salomé, ou Santa Maria Salomé, é descrita por alguns cristãos como a mulher de Zebedeu e mãe de João Evangelista. Embora nem todos os cristãos acreditem nesta versão, ela teria não apenas ajudado no parto de Jesus, como também teria presenciado a crucificação de Cristo.

 A outra Salomé

A Salomé, do Novo Testamento, na visão de Ticiano, um dos maiores artistas do Renascimento

Os evangelhos de Mateus e Marcos contam a história de uma outra Salomé, neta de Herodes, o personagem bíblico que entrou para a história por ter mandado matar todas as crianças de até 2 anos, para evitar o surgimento de um novo Deus dos cristãos.

No Novo Testamento, Salomé é apontada como responsável pela execução de João Batista, de quem teria pedido a cabeça, por ordem de sua mãe, Herodias. De acordo com os relatos da época, Herodias detestava João Batista porque ele a havia acusado de adultério.

O episódio foi retratado por Ticiano, um dos maiores artistas do renascimento, no quadro “Salomé com a cabeça de João Batista”.

+ DESTAQUES