MEIO AMBIENTE

Onda de calor surpreende Europa em pleno inverno

Pelo menos oito países já experimentaram o clima mais quente da história para um mês de janeiro - em pleno inverno

Da redação | 3 de janeiro de 2023 - 10:02
Por Ian Livingston
Do Washington Post

Quando 2022 se transformou em 2023, uma cúpula de calor de inverno excepcionalmente forte atingiu grande parte da Europa, produzindo um calor sem precedentes em janeiro. Enquanto as temperaturas subiam de 10 a 20 graus Celsius acima do normal da França ao oeste da Rússia, milhares de recordes foram quebrados nos primeiros dias do ano – muitos por grandes margens.

Na vila de Korbielów, na Polônia, os termómetros chegaram aos 19 graus Celsius quando a média em janeiro é de apenas 1ºC e em Javorník, na República Checa, as temperaturas chegaram aos 19,6ºC, quase sete vezes maior que a média de 3ºC registrada nesta época do ano.

Já em Vysokaje, na Bielorrússia, a temperatura normal em janeiro seria qualquer coisa abaixo de zero, mas no primeiro dia do ano os termômetros marcaram 16,4ºC. Em Bilbao, na Espanha, a população experimentou o dia mais quente de todos os tempos para um mês de janeiro. Os termômetros marcaram 24,9ºC.

Calor extremo
O calor extremo ocorreu após um ano recorde em muitas partes da Europa e deu mais um exemplo de como as mudanças climáticas causadas pelo homem estão aumentando a frequência e a intensidade desses eventos climáticos extraordinários.

No dia de Ano Novo, pelo menos sete países viram o clima mais quente de janeiro já registrado, com as temperaturas subindo para os níveis da primavera: a Letônia atingiu 11,1 graus Celsius; Dinamarca 12,6ºC; Lituânia 14,6ºC; Bielorrússia 16,4ºC; a Holanda 16,9ºC); Polônia 19,0ºC; e a República Tcheca 19,6ºC.

Aqueles que acompanham os registros climáticos mundiais descreveram o período quente como histórico e mal podiam acreditar em seu alcance e magnitude.

Maximiliano Herrera, um climatologista que rastreia os extremos climáticos globais, chamou o evento de “totalmente insano” e “loucura absoluta” em mensagens de texto para a Capital Weather Gang. Ele escreveu que algumas das altas temperaturas noturnas observadas eram incomuns no meio do verão.

É “o evento mais extremo já visto na climatologia europeia”, escreveu Herrera. “Nada se compara a isso.”

Onda de calor intriga Europa em pleno inverno

Os recordes de calor nos últimos dias na Europa. (Reprodução/Twitter)

Guillaume Séchet, um meteorologista de transmissão na França, concordou, tuitando que o domingo foi um dos dias mais incríveis da história climática da Europa.

“A intensidade e extensão do calor na Europa agora é difícil de compreender”, tuitou Scott Duncan, um meteorologista baseado em Londres.

Aqui estão alguns dos recordes mais impressionantes que foram estabelecidos na Europa no dia de Ano Novo:

  • Na Polônia, estava tão quente que o recorde nacional de alta temperatura de janeiro foi quebrado antes do nascer do sol. A cidade de Gluccholazy estava com 18,7ºC às 4 da manhã, o que é mais quente do que a temperatura média baixa no meio do verão. As temperaturas subiram ainda mais ao longo do dia.
  • Bilbao, na Espanha, atingiu 25,1ºC, seu dia mais quente de janeiro.
  • Trois-Ville, na França, atingiu 24,9ºC, um recorde para o mês. Ele estava entre os mais de 100 recordes estabelecidos em todo o país no domingo, incluindo 24ºC em Dax e 18,6ºC em estações com dados datados de 1800 em Besançon e Châteauroux.
  • Ohlsbach, na Alemanha, atingiu 19,4ºC para um recorde mensal; foi a temperatura mais alta do dia na Alemanha. Outros locais, incluindo Berlim a 16ºC, também estabeleceram recordes de janeiro. Berlim estava entre os lugares que bateram recordes tanto na véspera quanto no dia de ano novo.
  • A alta de Varsóvia de 19ºC derrubou o recorde anterior de janeiro em 5,1ºC.

Embora o calor esteja diminuindo lentamente na Europa à medida que o ar do Ártico se aproxima do nordeste, temperaturas acima do normal são previstas para grande parte da região continental até pelo menos 10 de janeiro.

* Com colaboração da redação do Planeta Cultura em São Paulo/SP.

+ DESTAQUES