COMPORTAMENTO
O incrível poder do "obrigado" para casais

O incrível poder do “obrigado” nas relações pessoais

Exercitar a gratidão pode ajudar a superar desentendimentos sobre problemas financeiros e discussões banais

Por: Mario Augusto
Da redação | 7 de janeiro de 2023 - 21:55
O incrível poder do "obrigado" para casais

O simples gesto de dizer obrigado tem o poder de criar um campo de proteção para os relacionamentos. Uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que a gratidão do parceiro ou da parceira pode ser uma ferramenta poderosa para os casais, aumentando o nível de satisfação e o compromisso no relacionamento. O hábito de agradecer o que o outro faz também protege os casais dos efeitos corrosivos de discussões ineficazes e do complicado estresse financeiro.

A pesquisa mostrou que indivíduos que se sentem apreciados por seus parceiros têm relacionamentos que funcionam melhor e são mais resistentes a fatores de estresse internos e externos, tanto no momento em que a gratidão é expressada quanto no longo prazo, garante Allen W. Barton, professor de desenvolvimento humano e estudos familiares da Universidade de Illinois.

O incrível poder do "obrigado" para casais

Dizer um “obrigado” ao parceiro tem um efeito de proteção para o relacionamento. (Foto: Pexels)

Durante 16 meses, a equipe de Barton analisou os efeitos da gratidão no relacionamento de 316 casais afro-americanos sob duas perspectivas. O gesto de transmitir apreço ao parceiro e a gratidão percebida ao sentir-se valorizado e apreciado pelo outro.

“Este estudo foi realmente motivado para entender a gratidão nos relacionamentos e se ela pode proteger os casais de desafios e dificuldades, seja na comunicação negativa ou em fatores mais amplos, como tensão financeira”, disse o pesquisador.

Agradecer é ouro

O estudo se concentrou em casais de meia idade, a maioria vivia em comunidades rurais da Geórgia. Um dado interessante é que 65% dos casais eram considerados pobres, segundo Barton. O número total de filhos residindo com os participantes variou de um a oito, com média de três. E os casais analisados ​​estavam juntos há pelo menos sete anos.

Os entrevistados participaram de três momentos da pesquisa. Primeiro, eles avaliaram a satisfação com o relacionamento, variando de perfeitamente feliz a muito infeliz; avaliaram o nível de estabilidade do relacionamento, medido por pensamentos ou discussões sobre rompimento; e a confiança em relação ao futuro juntos.

Depois completaram as pesquisas novamente oito e quinze meses após a avaliação inicial para que a equipe pudesse medir os efeitos de ambas as formas de gratidão ao longo do tempo.

Indivíduos que apresentaram os níveis mais altos de gratidão expressa e percebida estavam mais satisfeitos com seu relacionamento. Esses indivíduos tiveram maior confiança em seu futuro e relataram menos instabilidade, como discussões ou pensamentos sobre rompimento.

A equipe analisou os efeitos protetores e descobriu que níveis mais altos de gratidão percebida protegem o estresse da tensão financeira e das discussões ineficazes. Os casais com níveis mais altos de gratidão não exibiram declínios tão fortes na satisfação ou confiança no relacionamento ou aumentos na instabilidade que normalmente são vistos com causas de estresse, disse Barton.

Embora não exista uma maneira infalível de fazer com que o parceiro se sinta apreciado, Barton sugeriu: “Certifique-se de fazer elogios sinceros e genuínos. Pergunte ao seu parceiro se há alguma área em que ele sinta que seus esforços não estão sendo apreciados ou reconhecidos e comece a expressar gratidão por eles”, finalizou o psicólogo.

O artigo completo está disponível no Journal of Social and Personal Relationships.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
O incrível poder do "obrigado" para casais

+ DESTAQUES