INTERNACIONAL

Nova York processa Donald Trump por fraude

Procuradora-geral pede aplicação de multas que chegam a US$250 milhões

Por: Carlos Taquari
Da redação | 21 de setembro de 2022 - 14:44

A procuradora-geral do Estado de Nova York, Leticia James, acusou o ex-presidente Donald Trump e seus familiares de utilizar informações falsas relacionadas com os valores do patrimônio do grupo. O objetivo, segundo a procuradora, era iludir investidores e sonegar impostos. Se for considerado culpado, as empresas de Trump terão de pagar multas que, somadas, chegam a US$250 milhões.

“As declarações do sr. Trump sobre a situação financeira de suas empresas, no período de 2011 a 2021, eram fraudulentas e induzem a erros de entendimento”, afirmou Leticia James.

Um processo de 220 páginas entregue pela procuradoria ao Tribunal Superior de Manhattan, recomenda que, além das multas, Trump e seus associados sejam “permanentemente proibidos de realizar novos negócios no Estado de Nova York”. Além do ex-presidente, seus três filhos, Donald Trump Jr, Eric Trump e Ivanka Trump, também estão envolvidos nas denúncias.

Trump pode ser impedido de fazer negócios em NY. Foto: Facebook / Donald Trump

As informações constantes do processo resultam de investigações realizadas pelos procuradores ao longo de três anos. Os dados foram comparados com outros fornecidos pelo Internal Revenue Service, o setor responsável pela cobrança de Imposto de Renda nos Estados Unidos.

 

 

 

 

 

+ DESTAQUES