ECONOMIA

Netflix reduz mensalidade em até 50% em mais de 30 países

Brasil não está na lista. 2ª temporada de Round 6 é uma das armas para enfrentar Amazon, HBO e Disney

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 24 de fevereiro de 2023 - 21:55

Depois de demitir quase 500 funcionários e perder quase 1 milhão de assinantes, em 2022, a gigante do streaming Netflix resolveu contra-atacar e reduziu os preços em mais de 30 países para tentar manter, recuperar e conquistar novos clientes.

Sem dar maiores explicações, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil ficaram de fora do corte de preços neste momento.

A medida atingiu a Ásia, Europa, América Latina, África e Oriente Médio. As taxas de assinatura chegaram a ser cortadas quase pela metade do valor em locais como Malásia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Croácia, Venezuela, Quênia e Irã, por exemplo.

“Estamos sempre explorando maneiras de melhorar a experiência dos nossos consumidores. Podemos confirmar que estamos atualizando os preços de nossos planos em determinados países”, disse um porta-voz da empresa. “Os fãs de filmes, séries e documentários nunca tiveram tantas opções quando se trata de entretenimento”, completou.

A produtora e exibidora de dramaturgia americana resolveu tomar essa atitude em regiões em que o custo de vida aumentou, a inflação cresceu e a concorrência entre os serviços de streaming aumentou bastante.

No dia em que o Wall Street Journal divulgou a história pela primeira vez, o mercado financeiro reagiu muito mal, as ações da Netflix despencaram e fecharam em queda de 3,4%.

Leia também:
■ O momento em que o crocodilo ataca idosa e cachorro. Veja o vídeo:
■ Fases da Lua espalham vida até no fundo dos mares

Série campeã de audiência 

Uma carta na manga que pode ajudar a plataforma a aumentar o número de assinantes é a série sul-coreana Round 6, a mais assistida e campeã de audiência mundial, que promete exibir a segunda temporada em 2024.

Operando em mais de 190 países e disputando um mercado cada vez mais competitivo com Amazon, HBO e Disney, no ano passado a Netflix também lançou uma opção de streaming mais barata com anúncio em alguns locais.

Outra medida que a empresa adotou para melhorar o seu faturamento e acabar com algumas fraudes foi impor novas regras no compartilhamento de senhas em mais países a partir de fevereiro deste ano. Agora, todo usuário que quiser compartilhar a sua assinatura com outra pessoa tem que pagar uma taxa adicional por isso.

No Brasil, as assinaturas da Netflix custam de R$18,90 a R$55,90, dependendo do plano.

+ DESTAQUES