CIÊNCIA
Foto: Pexels

A maconha não torna ninguém mais criativo

Estudo da Universidade de Washington indica que a principal influência da droga ocorre no humor

Da redação | 24 de abril de 2023 - 17:53
Foto: Pexels

The Washington Post

Muitos usuários de maconha acham que a droga aumenta a criatividade. Algumas personalidades, como Steve Jobs, Louis Armstrong e até o astrônomo Carl Sagan também endossavam essa ideia. A cantora Lady Gaga disse: “fumo muita cannabis quando escrevo música”. Apesar dessas crenças sobre a potência criativa da cannabis, os cientistas provam não ser verdade. Uma nova pesquisa indica não haver comprovação científica de que a maconha seja uma indutora da criatividade.

“A maioria dos usuários pensa que a maconha os torna mais criativos. Mas essa suposição não é corroborada pelos dados”, disse Christopher Barnes, autor do estudo e professor de comportamento organizacional da Foster School of Business da Universidade de Washington, nos EUA.

Experimentos

Os maiores indícios são de que o real efeito da maconha é de melhorar o humor. Em consequência, poderia indiretamente produzir uma mudança de mentalidade que alimentaria a criatividade. Para testar essa ideia, os pesquisadores criaram um estudo comparando os resultados criativos de usuários leves de cannabis com não fumantes.

No experimento, cerca de 107 usuários leves de maconha foram solicitados a fazer um teste padrão de criatividade, 15 minutos após fumarem. Os pesquisadores pediram a 84 outros participantes que fizessem a tarefa apenas se não tivessem usado maconha nas últimas 12 horas, quando os efeitos teriam passado. Como esperado, os participantes que estavam sob a influência da maconha se sentiram mais bem-humorados, o que os fez sentir mais criativos em relação aos participantes sóbrios.

Entretanto, na comparação feita pelos cientistas, não havia nada de criativo ou novo nas respostas do grupo que fumou maconha. Em outro experimento de criatividade com outras tarefas de trabalho, os resultados foram semelhantes.

“Quando você está sob a influência da maconha e experimenta a jovialidade, acha que tudo é criativo e ótimo”, disse Barnes. “Seu trabalho ou o trabalho de outras pessoas, está tudo ótimo.” Então, na verdade, conclui os pesquisadores, comprovadamente, “estar chapado” não tem relação direta com o aumento da criatividade, mas, sim, do humor.

Leia mais em:

+ DESTAQUES