A Neuralink vai testar implante para controlar lesões cerebrais e, mais adiante, para a coluna vertebral
A empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk, anunciou que dentro de 6 meses vai testar em humanos o implante destinado a controlar lesões cerebrais provocadas por traumas. A empresa revelou que também está desenvolvendo outros dois tipos de implantes, voltados para pacientes com problemas na coluna, que tenham deficiência motora, e para corrigir a visão.
O chip criado pela Neuralink é semelhante a uma moeda pequena. A intervenção cirúrgica necessária precisa atravessar o crânio para ser conectado diretamente no cérebro. Já realizado em cobaias de laboratório, o implante deverá ser testado pela primeira vez em humanos no primeiro semestre do próximo ano, conforme anunciou a empresa.
“Por mais milagroso que isso possa parecer, estamos confiantes de que é possível restaurar a funcionalidade do corpo de uma pessoa que teve uma lesão na coluna cervical”, declarou Elon Musk, em evento realizado na sede da Neuralink, em Freemont, na Califórnia.
O empresário revelou que estão avançadas as negociações com a FDA, a agência reguladora do setor de saúde nos Estados Unidos, para liberar os testes em humanos. Outras empresas norte-americanas estão testando dispositivos semelhantes, mas ainda em estágio inicial.