INTERNACIONAL
A carruagem real a caminho da Abadia de Westminster. (Captura/vídeo/Youtube)

Bilhões de pessoas, em todo o mundo, acompanharam a coroação de Charles III

Em cerimonia na Abadia de Westminster, Charles foi o 40º monarca coroado, desde 1066. Camila, a rainha consorte

Por: Carlos Taquari
Da redação | 5 de maio de 2023 - 20:55
A carruagem real a caminho da Abadia de Westminster. (Captura/vídeo/Youtube)

Com inicio na Abadia de Westminster e ao longo de oito horas, as cerimônias de coroação resgataram tradições de mais de 1.000 anos. A primeira parte começou com um desfile do Palácio de Buckingham até a Abadia, num percurso acompanhado por milhares de pessoas, vindas de diversos pontos do Reino Unido e também do Exterior.

O trajeto do desfile passou pelo Hyde Park, Green Park e St. James Park, ao longo dos quais a multidão pode ver de perto a passagem do rei e demais membros da família real, incluindo os príncipes William, sua esposa, Kate Middleton, e o príncipe Henry, além de Camila Parker Bowles, a rainha consorte.

Convidados especiais, incluindo veteranos da Segunda Guerra, e integrantes dos serviços sociais e de saúde, acompanharam sentados, em arquibancadas instaladas ao longo das avenidas.

(Crédito: AP)

Cerca de 200 integrantes das forças armadas, a maior parte da Cavalaria Real, participaram do desfile, até a Abadia de Westminster.

Outras 1.000 pessoas, entre as quais funcionários do Palácio e do governo, também participaram do desfile. Mas esse foi um número bem menor do que nas coroações anteriores.

Quebrando uma antiga tradição, Charles e a rainha consorte Camilla, fizeram o percurso na Carruagem Diamond Jubilee, ao invés de uma mais antiga e desconfortável, a Gold State.

A Diamond Jubilee foi construída, em 2012, na Austrália, para marcar os 60 anos de reinado de Elizabeth II. Puxada por 6 cavalos, a carruagem tem ar condicionado e suspensão hidráulica, para permitir bastante conforto.

Ao chegar à Abadia de Westminster, Charles usava um uniforme militar, ao invés dos trajes mais tradicionais, utilizados pelos seus antecessores. Ele entrou pela Great West Door e caminhou pela nave da igreja até chegar ao espaço central, onde foram realizadas as primeiras etapas das cerimônias.

Nas primeiras fileiras, estavam os membros da família real, o primeiro-ministro Rishi Sunak, com seus familiares, ministros do governo do Reino Unido e, depois, os convidados estrangeiros. Também estavam presentes representantes dos países da Commonwealth, a comunidade de nações associadas ao Reino Unido, que também têm os monarcas britânicos como chefes de Estado, mas não de governo.

Imagens da cerimônia de coroação do Rei Charles III

As cerimônias na Abadia tiveram inicio às 11h00, hora local, 7h00, em Brasília. Nesse momento, foram executadas 12 músicas, escolhidas pelo rei, incluindo uma composta especialmente para a ocasião por Andrew Lloyd Webber, um dos grandes nomes da música no Reino Unido.

Leia também:
Combatente da Segunda Guerra vai colar grau com 80 anos de atraso
Governo dos EUA vai cobrar das empresas maior segurança na Inteligência Artificial

+ DESTAQUES