INTERNACIONAL

Líderes mundiais lamentam a morte da Rainha

A primeira-ministra Liz Truss diz que a perda é um choque para o país e o mundo

Por: Lucas Saba
Da redação | 8 de setembro de 2022 - 15:28

Um enorme choque para a nação e para o mundo – Primeira Ministra Truss

Ela disse que “estamos todos devastados” com a notícia da morte da rainha, o que é um “enorme choque para a nação e para o mundo”.

Ela descreve a rainha como “uma rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída”, acrescentando: “A Grã-Bretanha é o grande país que é hoje por causa dela”.

Ela disse que a rainha foi uma inspiração pessoal para ela, assim como para muitos britânicos.

“Sua devoção ao dever é um exemplo para todos nós.”

“Hoje a Coroa passa, como há mais de mil anos, para nosso novo monarca, nosso novo chefe de Estado, Sua Majestade o Rei Carlos III.

“Com a família do rei, lamentamos a perda de sua mãe e nos unimos.

“Nós oferecemos a ele nossa lealdade e devoção, assim como sua mãe nos dedicou tanto por tanto tempo.”

Ela termina sua declaração dizendo que é “a passagem da segunda era elisabetana”.

Truss conclui dizendo: “Deus salve o rei”.

Ela se solidarizou com o nosso país no momento mais triste da nossa história – Joe Biden, Presidente dos EUA

“Ela nos encantou com sua inteligência, nos comoveu com sua bondade e generosamente compartilhou conosco sua sabedoria. Ela se solidarizou com os Estados Unidos durante nossos dias mais sombrios após o 11 de setembro, quando nos lembrou de forma pungente que “o luto é o preço que pagamos pelo amor”

Parte hoje, uma grande amiga da França – Emmanuel Macron

O Presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros a lamentar, através do Twitter a morte da Rainha.

“Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Guardo a memória de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou seu país e seu século para sempre.” 

O nosso País tem o dia mais triste da nossa história -Ex-Primeiro Ministro Boris Johnson

“Nos corações de cada um há uma dor pela nossa rainha e um profundo e próprio sentido de perda – a mais intenta, talvez, que nós esperávamos. Nesse primeiro momento desde o início das notícias, eu soube que milhões e milhões de pessoas vem pausando o que eles estavam fazendo para pensar sobre a rainha Elizabeth, sobre a brilhante que, se foi. Ela parece tão eterna e maravilhosa que eu tenho medo que nós tenhamos que acreditar, como criança, que ela poderia só ir e ir.
Aceno depois da onda de pesares pelo mundo, de Balmoral – onde nossos pensamentos estão com todos da família real”.

Cativou o mundo com um reinado definido pelo incansável trabalho em favor da ética – Ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

“cativou o mundo, com um reinado definido pela graça, a elegância e um incansável trabalho em favor da ética”. Obama, que esteve com a Elizabeth II em várias ocasiões, acrescentou: “Sempre fomos surpreendidos pelo seu calor humano, pela forma como deixava as pessoas à vontade e como sabia utilizar seu admirável senso de humor e charme, em momentos de grande pompa e circunstância.

+ DESTAQUES