Veja imagens de Alberto Fernandez com Lula, hoje; Putin e Zelensky também enviaram mensagens de apoio
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros líderes europeus a enviar cumprimentos ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Macro declarou: “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os inúmeros desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos países”.
Em comunicado oficial da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden disse: “Envio meus parabéns a Lula pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança”.
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que foi citado diversas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro por perseguir padres e freiras em seu país, enviou uma carta para Lula na noite de domingo, felicitando “o amigo”. A carta foi assinada por Ortega e pela esposa e vice-presidente, Rosario Murillo.
Os adversários na guerra da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky também enviaram felicitações a Lula. “Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”, diz comunicado do Kremlin.
Todo mi amor, mi admiración y mi respeto, querido compañero. Tenemos un futuro que nos abraza y nos convoca.@LulaOficial pic.twitter.com/XEbKPI42O0
— Alberto Fernández (@alferdez) October 31, 2022
Zelensky usou o Twitter para dizer que confia na colaboração com o “amigo da Ucrânia de longa data” e no reforço das relações bilaterais, com objetivo de assegurar “democracia, paz, segurança e prosperidade”.
O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, disse que já havia cumprimentado Lula: “Encaro com entusiasmo o resultado. Vamos trabalhar juntos pelas grandes causas globais”.
O presidente argentino, Alberto Fernandez declarou : “Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo brasileiro o elegeu e a democracia triunfou”.
O presidente mexicano, Manuel Obrador enviou a seguinte mensagem: “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”.